Região Oeste do Paraná tem Indicação Geográfica do mel reconhecida pelo INPI

Por João Vanderlei Heberhart, Noticiar Comunicação
Noticiar ComunicaçãoCom excelente qualidade, o mel produzido na região Oeste do Paraná conta com uma nova ferramenta de certificação, a Indicação Geográfica (IG), expedida nesta terça-feira (04), pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Desde o final de 2015 a Cooperativa Agrofamiliar Solidária da Costa Oeste do Paraná (Coofamel), juntamente com outros parceiros, trabalha para conseguir a indicação de procedência, ou seja, IG do mel. A partir de agora, novos objetivos devem ser traçados.

Para iniciar o processo de discussão sobre quais são as próximas iniciativas a serem adotadas a respeito da produção, comercialização e estruturação para a melhor apresentação do produto a partir do reconhecimento de Indicação Geográfica, o Conselho Regulador do Mel do Oeste se reúne neste sexta-feira (07), no auditório da Itaipu em Santa Helena. “A partir de agora precisamos encabeçar novas ações para melhorar o mercado e produtividade na região”, argumenta o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Emerson Durso. 

A análise de liberação ocorreu durante o ano de 2016 com o pedido de alguns ajustes, segundo Durso. Com a etapa documental concluída, deve-se investir na qualidade de produção e processamento para vender o mel mais valorizado, segundo o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero.

A IG pode gerar proveito aos produtores. Em outros exemplos, caso da Serra Gaúcha, segundo o consultor do Sebrae, houve melhoras significativas, tanto para o mercado do mel, quanto em turismo e gastronomia.

Conforme o presidente da Federação Paranaense de Apicultura e Meliponicultura (Fepa), Lindomar Assi, o Paraná é o maior produtor do Brasil e tem no Oeste uma referência. A região representa de 10% a 15% da produção paranaense, porém há potencial para maior crescimento. 

Os fatores positivos para a produtividade, assim como a expansão do cooperativismo voltado ao setor, geram expectativas otimistas para os produtores da região.


author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora