Expansão da apicultura no Oeste do Paraná encontra referência sólida em assistência e mercado

A expansão apícola na região Oeste do Paraná se expressa por intermédio do interesse em trabalhar com o setor produtivo, surgimento de agroindústrias, aumento no número de apicultores, busca por assistência técnica e consumo do produto, tanto no mercado interno, quanto no mercado externo. A interlocução com diversos públicos voltados à cadeia produtiva do mel é feita pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária da Costa Oeste (Coofamel), que congrega apicultores de 29 municípios.

A confiabilidade no trabalho que é desenvolvido torna a entidade referência na busca por modelos produtivos, técnicas, manejo, manipulação e comércio de mel. Nesta quarta-feira (19), estiveram na Cooperativa o técnico extensionista do Instituto Emater de São Miguel do Iguaçu, Adalto Medina, a fiscal sanitária, Karine Zanatta, e o produtor Cássio Roque. O objetivo foi conhecer detalhes sobre manejo, manipulação do produto além de outras questões voltadas ao trabalho inerente à atividade apícola.

Conjunto produtivo

Pelo Emater a intenção é aperfeiçoar o processo de assistência técnica, enquanto o produtor projeta abrir uma agroindústria voltada à comercialização de mel em São Miguel do Iguaçu. O conjunto motor funciona melhor com a assistência especializada, que aumenta a produtividade, diminui perdas e, desta maneira, resulta em maior rentabilidade, segundo o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero.

Para Cássio Roque investir na agroindustrialização é uma forma de viabilizar a permanência da família na atividade rural. “O mel proporciona uma boa renda, assim nos mantemos no campo”, frisa. 

Suporte técnico

O técnico do Instituto Emater, Adalto Medina, ressalta observa que, por meio da parceria com a Coofamel é possível melhorar a produtividade. “Além disso, a impressão positiva quanto ao trabalho que é desenvolvido pela Cooperativa na região Oeste do Paraná proporciona segurança aos produtores”, finaliza.

Este tipo de ação reflete o positivismo para a atividade apícola na região Oeste do Paraná, que dispõe de áreas excelentes para a implantação de apiários.
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

Postar um comentário

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora