Cerca de 6 toneladas de lixo são recolhidas no lago em Santa Helena

Todo o lixo reciclável é doado para as associações de catadores de materiais recicláveis dos municípios onde ocorre a triagem.
Foi encerrado o trabalho de limpeza do Lago de Itaipu em Santa Helena. Cerca de 6 toneladas de lixo foram recolhidas às margens do reservatório. Todo o material recolhido foi encaminhado à Usina de Recicláveis de Santa Helena para a destinação correta.

A atividade é uma ação ambiental colocada em prática pelos associados à Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes e promovida pela Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por meio do convênio Linha Ecológica, com apoio da Administração Municipal e a Polícia Militar Ambiental.

Um dos destaques do convênio da Linha Ecológica são as Campanhas de Limpeza do Lago promovidas na região. Essa ação garante uma água de melhor qualidade para o desenvolvimento de ferramentas turísticas e produção de peixes. Além de tudo um dos grandes valores da atividade é tornar a família do pescador protagonista da ação sócio ambiental, segundo o coordenador da Linha Ecológica, Mauri Schneider.

Contrapartida

Essa parceria garante pela Itaipu, Lindeiros e prefeituras, recursos financeiros para a logística da limpeza do lago como equipamentos de proteção individual (EPIs), combustível para os barcos dos pescadores, embalagens para armazenar o lixo reciclável, bonés, camisetas, alimentação e uma ajuda de custo financeiro para as colônias.

Mas o trabalho vai além, segundo Mauri Schneider. “Ao recolher o lixo reciclável do lago, o pescador contribui com aumento da produção de peixe e o turismo regional”, ressalta a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi. 

Todo o lixo reciclável é doado para as associações de catadores de materiais recicláveis dos municípios onde ocorre a triagem.

Manutenção da renda

O assessor especial da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Sérgio de Oliveira, ressalta que, muitas pessoas ainda não têm consciência da importância da preservação do meio ambiente, por tal motivo, a ação desenvolvida pelos pescadores do município se torna de alta relevância. “É muito importante os próprios pescadores limpando o lago, limpando a sua fonte de sustento para a preservação do meio ambiente, para continuidade da qualidade da água, para que possam ter um rendimento maior de seu trabalho”, frisa.

Envolvimento

O presidente da Colônia Nossa Senhora dos Navegantes, Lírio Hoffmann, ressalta a importância do envolvimento dos pescadores com as questões ambientais. “Agradecemos o apoio e, principalmente dos pescadores, que foram a campo desenvolver o papel de agentes ambientais”.

As ações são desenvolvidas pela Linha Ecológica nos municípios lindeiros como forma de estimular a preservação do meio ambiente e manutenção da atividade de pesca no Lago de Itaipu.
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora