RTRS une lideranças da cadeia de valor da soja sustentável

Encontro ocorreu durante a RT12, na França, e reuniu aproximadamente 200 participantes 

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) realizou no início de junho uma Conferência Internacional com o propósito de definir soluções para alcançar o processamento e a produção sustentável de soja e quais as sinergias entre as diferentes estratégias delineadas. Além disso, ocorreram importantes discussões sobre o novo padrão de desmatamento zero.

O evento foi realizado em Lille, na França, e reuniu cerca de 200 participantes, entre produtores e compradores de soja sustentável, representantes de governos, organizações, sociedade civil e especialistas do setor.
RT12, em Lille, na França
Para o Diretor Executivo da RTRS, Marcelo Visconti, a conferência foi importante, pois foi dado mais um passo em busca da soja sustentável e a Europa reúne um conjunto diversificado de representantes dos setores de alimentos, agricultura e sustentabilidade. “Nós realizamos a RT12 na França porque sabemos que nosso próximo grande objetivo deve ser o aumento da demanda por soja sustentável", afirma.

"A RT12 também ajudou a definir um novo padrão para a certificação RTRS, mas, mais importante, pudemos compreender dos nossos parceiros, os desafios e as oportunidades que enfrentamos para alcançar o desmatamento zero, a maior transparência na cadeia de suprimentos e a escala crítica de certificação que precisamos fazer de toda a soja responsável”, esclarece.

A Conferência teve como foco o relacionamento entre os múltiplos atores presentes. Reuniões paralelas entre produtores de soja sustentável e compradores europeus foram realizadas em diversos momentos. “Foi uma oportunidade única de unir essas lideranças em um ambiente que propiciou o debate e o intercâmbio cultural. Ambos os lados puderam sanar suas dúvidas e conceder um panorama sobre as atividades que cada um executa”, destaca o Consultor Externo da RTRS, Cid Sanches.

Além do networking, o evento possibilitou esclarecimentos sobre o Padrão da RTRS, único esquema de certificação multissetorial que garante zero desmatamento na produção de soja responsável. Pela primeira vez, os produtores podem demonstrar que suas operações não tiveram nenhum impacto nas florestas nativas, zonas úmidas ou ribanceiras mediante uma avaliação controlada por um organismo de certificação credenciado.

Outro tema trabalhado foi sobre como fazer o Mass Balance, ou balanço de massa, que é a aquisição de soja física RTRS. A prática tem registrado aumento no país, devido a demanda do mercado Europeu. Enquanto no ano passado apenas uma empresa adquiria soja RTRS nesta modalidade no Brasil, atualmente já são três companhias.

“Estamos com expectativas de certificar 4 milhões de toneladas de soja sustentável em 2017, um número expressivo e importante de ser compartilhado para todos durante o encontro. O evento superou nossas expectativas e o engajamento do público fez com que os temas fossem profundamente discutidos e analisados. Em 2018, iremos realizar o evento na América do Sul, e que acredito que ainda mais produtores conseguirão participar e trocar experiências entre os participantes”, ressalta.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 200 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são o único padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. 
Site: www.responsiblesoy.org/pt
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

Postar um comentário

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | Acesse o comércio de Toledo - Pr Guia Toledo