“Olhos da Mata Atlântica”: novo livro é lançado pela FMC

Pensando em promover as belezas naturais que representam a diversidade da flora brasileira, a FMC Agricultural Solutions e o Ministério da Cultura lançam mais um livro. A obra “Olhos da Mata Atlântica” reproduz a região Sudeste deste bioma, que em sua totalidade ocupa uma área de 1.110.182 Km² e corresponde a 13% do território nacional. A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações e abrange um conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições que acompanham as características climáticas de onde ocorre.

O lançamento ocorre hoje, 5 de Junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem como objetivo chamar a atenção da população das belezas naturais e situação ambientais deste bioma para ampliarmos o conhecimento e a importância da preservação dos recursos naturais.

Guará
O fotógrafo Tiago Lima Marcelino, com ajuda do biólogo José Ataliba, percorreu os principais parques estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro entre novembro de 2016 e janeiro de 2017. O trajeto foi escolhido para ressaltar os principais ecossistemas que o bioma apresenta: Mangues e Restingas (Vale do Ribeira-SP e Itatiaia-RJ), Floresta Ombrófila Densa (Serra do Mar-SP), Floresta Ombrófila Mista (Campos do Jordão-SP) e Floresta Estacional Semidecidual (Porto Ferreira-SP).

"Durante nossa expedição, capturamos o máximo de imagens que pudessem expressar a grandeza e diversidade da nossa querida e ameaçada Mata Atlântica. Concentramos nossos olhares na região sudeste do País para conhecermos os diversos ecossistemas presentes nesse bioma. Variações de latitude e altitude em sua extensão determinavam diferentes fisionomias. Dunas, manguezais, restingas, florestas estacionais e ombrófilas em uma experiência única de observação, contato e reflexão. Foi uma honra participar de mais um projeto que divulga a exuberância de uma região tão rica. No total, foram tiradas 8571 fotos e, para o livro selecionamos 285 imagens. Foi um trabalho árduo, mas o resultado fez todo o esforço valer a pena”, pontua o fotógrafo Tiago Lima Marcelino.

Rio Indaiá Parque Estadual Picinguaba
De acordo com o Presidente da FMC América Latina, Ronaldo Pereira, cerca de 70% da população brasileira vive no território compreendido pela Mata Atlântica. “Estamos divulgando e ressaltando uma parte do país que está tão próxima a nós, mas que muitas vezes não paramos para apreciar. Parabenizo ao Tiago e ao José pela sensibilidade em realizar esse projeto. A FMC se orgulha de apoiar um trabalho que enaltece uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta”, comenta.

O título é parte integrante do projeto “Publicação de Livros Fotográficos – Pantanal, Mata Atlântica e Pampas”, do Pronac, nº 1410573 –- aprovado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A distribuição é gratuita e está sendo direcionada a bibliotecas públicas e centros de cultura. O livro está disponível para apreciação e download no link:

Sobre a FMC

Por mais de um século, a FMC tem servido os mercados globais agrícolas, industriais e de consumo com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2016, sua receita totalizou aproximadamente US$ 3,3 bilhões. A FMC emprega aproximadamente 6.000 pessoas em todo o mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Soluções Agrícolas, FMC Saúde e Nutrição e FMC Lithium. Em 31 de março de 2017, a FMC anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir uma parte significativa do negócio de Proteção de Culturas da DuPont e para vender a FMC Saúde e Nutrição à DuPont. O fechamento deve ocorrer no quarto trimestre de 2017. Para obter mais informações, visitewww.FMC.com

Jequitibá rosa (Cariniana legalis) Ameaçada de Extição EN Parque Estadual Vassununga 

Muriqui do sul  (Brachyteles arachnoides) Ameaçado de extinção EN Parque Estadual Carlos Botelho


Angélica Cortez 
Telefone (19) 2136-3504 
Thais Frausto 
Telefone (19) 2136-3506


author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora