Monitoramento da Fundação PTI mostra que cooperativa de Santa Helena supera crise e se desenvolve

Acompanhamento é parte que cabe às exigências de um convênio entre FPTI, Coofamel e BNDES
Por João Vanderlei Eberhart, Noticiar Comunicação
Uma análise de acompanhamento mostra avanços positivos da Cooperativa Agrofamiliar da Costa Oeste do Paraná (Coofamel), em quesitos de estruturação, atendimento e fomento à produção de mel na região oeste do Paraná. O trabalho de monitoramento é desenvolvido pela Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), a partir de ações e indicadores fornecidos pela cooperativa.

O acompanhamento é uma demanda necessária para cumprir as exigências de um convênio firmado entre FPTI, Coofamel e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, (BNDES), em 2014. Conforme o gerente da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, Paulo do Amaral, a parceria tem como missão estruturar a cooperativa em Santa Helena e na região.

Os recursos, 50% da Itaipu Binacional e 50% do BNDES, foram fundamentais para as ações da Coofamel, segundo o presidente, Wagner Gazziero, fazendo com que se ampliasse a atuação junto aos produtores e ao comércio.

Bons resultados

O acompanhamento e monitoramento são feitos bimestralmente, segundo Paulo do Amaral, para a estruturação da cadeia produtiva em apicultura e meliponicultura na conhecida Bacia do Paraná 3 (BP3), que conta com assistência técnica oferecida pela Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Conforme o gerente da Fundação PTI, o superávit da Coofamel em 2016, quando o país passava por um período de crise bem acentuada, é muito positivo, “chegando a 15% do seu faturamento”, ressalta. Além disso, avanços na absorção e comercialização do mel são fatores que também merecem destaque.

Até o encerramento do convênio em 2018, alguns desafios serão superados como forma de construir uma estrutura que possibilite maior autonomia em diferentes frentes de ações.

author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

Postar um comentário

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | Acesse o comércio de Toledo - Pr Guia Toledo