Começa cúpula da União Europeia com foco no Brexit e no jihadismo

Da Agência EFE

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) iniciaram hoje (22) cúpula, tendo como temas principais o Brexit (a saída do Reino Unido do bloco), a imigração, a política exterior e a luta contra o jihadismo. O encontro começa dois dias após o atentado frustrado na Estação Central de Bruxelas, cidade onde a reunião é realizada. A informação é da Agência EFE.

Os líderes da UE analisarão como detectar e eliminar rapidamente a propaganda jihadista da internet e, em matéria migratória, abordarão a situação da rota do Mediterrâneo Central para a Itália.

Quanto ao Brexit, a primeira-ministra britânica, Theresa May, proporá aos 27 membros da União soluções para proteger os direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e explicará o que espera em relação aos direitos dos britânicos em território comunitário.

"O que vou estabelecer hoje é como o Reino Unido propõe proteger os direitos dos cidadãos europeus que residem no país e ver os cidadãos do Reino Unido protegidos na UE", disse Theresa May ao chegar à reunião. Ela acrescentou que Londres também quer discutir a maneira de construir um acordo especial no futuro com "os amigos e aliados", em referência ao restante dos Estados-membros.

Sem a presença da governante britânica, os 27 países debaterão a situação das dependências comunitárias com sede no Reino Unido, entre elas a Agência Europeia de Medicamentos. Espera-se que a discussão, da qual participará o negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, permita decidir os procedimentos para uma tomada de decisão.

No âmbito da política exterior, será abordada a situação na Ucrânia em relação à Rússia. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, que estreia como chefe de Estado em uma cúpula comunitária, farão uma avaliação dos acordos de Minsk.


author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora