Academia de Letras de Toledo realiza evento comemorativo e lança concurso literário

Presidente da ALT, Lucrecia Welter Ribeiro
TOLEDO – A Academia de Letras de Toledo (ALT), promove encontro festivo e histórico na noite de 17 de junho, sábado, a partir das 19h, na sede da Associação Esportiva e Cultura de Toledo (Ceato), no centro da cidade.

Na reunião, que será a 100ª ordinária da instituição, a ALT estará também comemorando o 6º ano de sua fundação e lançando o 1º Concurso de Haicai Kenzo Takemori de Toledo, em homenagem à cultura japonesa.

A ALT foi fundada em reunião realizada no dia 20 de junho de 2011, na Casa da Cultura de Toledo, com participação de dirigentes da Academia Cascavelense de Letras (ACL), quando foi formada Comissão Especial de Constituição da instituição.

O haicai é uma forma de escrever poesia da cultura japonesa, surgida no século XVI e ainda muito utilizada naquele país. Os poemas de haicai são compostos de apenas três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que na maioria dos casos têm como tema a natureza ou as estações do ano.

Conforme a presidente da ALT, poetisa e escritora Lucrecia Welter Ribeiro, como no dia 18 de junho serão comemorados 109 anos da chegada do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, em São Paulo, com os primeiros imigrantes japoneses do País, e Kenzo Takemori foi o primeiro cidadão japonês a fixar residência com a família em Toledo, em 09 de julho de 1957, na localidade de Sol Nascente, foi definida a comemoração conjunta com diversos eventos, como o lançamento do concurso literário e jantar festivo.

Para isso, a ALT está recebendo a colaboração de Clineu Eiji Kano, presidente da Ceato, que além de apoiar a iniciativa, colocou as dependências da entidade, na Rua São João, à disposição da instituição, para a realização do evento solene e comemorativo.

O jantar festivo, com participação de dirigentes e membros da ALT e seus familiares, dirigentes e representantes da Ceato e convidados especiais, terá cardápio típico japonês, com os pratos sukiaki e tempura.

Entre os convidados estarão representantes das Secretarias Municipais de Cultura, de Educação e de Comunicação Social, do Núcleo Regional da Educação e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Entre os presentes estarão também os cinco filhos do pioneiro Kenzo Takemori, que residem em Toledo.


author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora