Mel de jataí: produtores de Santa Helena tem nova alternativa de comércio

Diversificação representa espaço no mercado para a cadeia apícola regional

Abelha Jataí
Um novo produto recebeu selo do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), e passa a ser comercializado pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária da Costa Oeste do Paraná (Coofamel), em Santa Helena. O mel de Jataí, conhecido pelo seu alto poder nutritivo, e utilizado em diversas receitas medicinais caseiras, já está no mercado com a marca da Cooperativa, sob a identificação de ‘mel de abelha indígena’.

O produto passa a fazer parte da cadeia produtiva regional e representa um ganho a mais para os apicultores. Bastante procurado no mercado, o mel de Jataí tem um valor agregado maior, sendo comercializado a R$50 o quilo, segundo o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero. 

Base para o fomento à produção apícola, a Coofamel também investe na capacitação e expansão da meliponicultura, caracterizada pela cultura de abelhas nativas sem ferrão, tendo em vista o potencial para este tipo de atividade na região Oeste do Paraná.

Mix

O mel de Jataí passa a compor o mix da Cooperativa junto ao própolis, pólen apícola desidratado, geleia real, açúcar mascavo, melado, compostos de mel em spray e o tradicional mel de abelha.

Apicultura regional

Os produtos comercializados pela Coofamel são adquiridos de apicultores da região o que é fundamental para o aumento da renda dos produtores, tendo em vista que é um canal seguro para a comercialização.

Agregação de valor

O envaze do mel e seus derivados é primordial para agregação de valor, segundo consultores de mercado, resultado do fracionamento, melhor apresentação visual, e ampliação das vendas para outros municípios e, também para a exportação.



author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | Acesse o comércio de Toledo - Pr Guia Toledo