Suicídio é uma das duas principais causas de morte entre pessoas de 10 a 24 anos, revela OMS



A Rádio Nacional produziu durante a semana uma série de quatro matérias sobre bullying, depressão e suicídio. Neste sábado (29), a Radioagência Nacional divulga a série levada ao ar pelas emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

Esta é a quarta da série e trata dos níveis de depressão cada vez mais alarmantes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Pessoas que atentam contra a própria vida buscam interromper uma condição de dor que muitas vezes é insustentável. Nauliza campos, de 25 anos, poderia ter se tornado uma estatística.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é atualmente um problema de saúde pública, sendo uma das três principais causas de morte, em muitos países, entre pessoas de 15 a 44 anos e a segunda entre as de 10 a 24 anos.

A cada ano, aproximadamente 1 milhão de pessoas tira a própria vida, o que representa uma morte a cada 40 segundos. O Brasil tem cerca de dez mil registros anuais.

Alguns estudos revelam que a maioria dos suicídios está ligada a transtornos psiquiátricos, como explica Alexandrina Meleiro, coordenadora da Comissão de Estudo e Prevenção ao Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria. A psiquiatra explica que a depressão é a causa mais associada ao suicídio.

Segundo ela, a descoberta de doenças crônicas pode levar também a um comportamento suicida. Além do tratamento médico, existem iniciativas, como o Centro de Valorização da Vida, onde voluntários, como a Leila, sabem que a dor não tem hora para se manifestar.

Em meio a informações sobre desafios virtuais e suicídios supostamente associados a jogos, o psiquiatra Daniel Martins de Barros, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, defende que o tema seja conversado entre pais e filhos. Segundo ele, os pais têm que perceber as mudanças nos filhos.

Atualmente, grupos de apoio ao sobrevivente ao suicídio estão sendo implantados, em São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Rio de Janeiro. Informações no site do cvv.org.br ou pelo número 141. Você pode ligar também no posto do CVV de sua região. 

Produção: Rosemary Cavalcanti
Sonoplastia: Gabriel Pinheiro
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora