Negociações para a exportação brasileira

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM.

E a delegação brasileira que foi tratar, ou retratar, as negociações da carne brasileira nos Estados Unidos e no México, retornou vitoriosa.

O Ex-Ministro Francisco Turra esteve com uma missão para esclarecer os aspectos do que eu já diria, nossa superada crise da carne, pois os responsáveis técnicos dos nossos clientes internacionais, a partir dos esclarecimentos e da prontidão das ações do Ministério da Agricultura do Brasil, das embaixadas brasileiras e de entidades e pessoas como o próprio Francisco Turra, Presidente da Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), já compreenderam ser o produto brasileiro saudável e seguro.

Francisco Turra me disse: "o mercado norte americano permanece firme". Ressaltou o trabalho da Embaixada e do MAPA no México, e acrescentou que a agenda foi extensa e que avançaram os termos para a retomada dos embarques da carne de frango.

Também, nesta missão, o pessoal do arroz acompanhou. Existem ótimas perspectivas para a exportação do arroz brasileiro já em curto prazo, o que é muito bom para os produtores brasileiros, o melhor arroz do mundo.

O importante nessa jornada foi a integração de agentes. Foi a iniciativa privada, aliada com o governo, e quando essas alianças saudáveis ocorrem, poderíamos utilizar uma velha palavra de ordem das resistências, "a cadeia produtiva unida, jamais será vencida".

E, genial a ideia de irem juntos a proteína animal e todo o negócio do arroz brasileiro, que precisa, e deve sim, buscar atuar também nos mercados globalizados. Não há nada mais local, tudo virou global e todo global depende de qualidade local e comprometimento saudável.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.

Informações para Imprensa:
Alfapress Comunicações
Camila Lopes (19) 2136 – 3516 / (19) 99782-7491
Thaís Frausto (19) 2136-3506 / (19) 99788-6829
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora