Descendentes de imigrantes podem consultar dados de antepassados no Arquivo Nacional



Descendentes de imigrantes que desembarcaram no Rio de Janeiro, no período de 1875 a 1910, vão poder ter acesso fácil a informações dos seus antepassados. 
O Arquivo Nacional lançou um link em sua página na internet, para acesso à base de dados com o  nome “Entrada de Estrangeiros no Brasil - porto do Rio de Janeiro”. 
Os arquivos contêm 1,3 milhão de nomes de estrangeiros que entraram no país durante o período. 
O coordenador técnico do projeto, Sátiro Nunes, destacou o diferencial e a importância da plataforma.
Com uma simples busca por nome, na plataforma, é possível obter informações como suas origens e destinos, além de escolaridade, estado civil, profissão e religião.
A partir dessas informações, o interessado pode solicitar ao Arquivo Nacional uma certidão de desembarque de passageiros para apoio ao processo de cidadania. 
Milhares de estrangeiros desembarcaram no porto do Rio de Janeiro no final do século 19, período da primeira imigração em massa para o Brasil. Portugueses, italianos, japoneses, espanhóis, sírios e libaneses, além de judeus chegaram ao país. 
A intenção do Arquivo Nacional é dar continuidade à base de dados, ampliando o acesso a registros feitos até o ano de 1960.
Para isso, segundo o coordenador técnico do projeto, o Arquivo depende de patrocínios ou convênios. 
As informações podem ser acessadas no site do Arquivo Nacional.
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora