Por proposição de Schiavinato, Ceato recebe Título de Utilidade Pública do Paraná

Título de Utilidade Pública: Ceato

A lei que concede o título para a Associação Cultural e Esportiva de Toledo foi sancionada este mês pelo governador Beto Richa

Foi sancionada esta semana pelo governador Beto Richa, a lei estadual n­º 18.965. Ela concede o Título de Utilidade Pública para aAssociação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato). O texto original do projeto de lei nº 472/2016 é de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP). “A Ceato é uma importante associação do nosso município cidade e seus préstimos à nossa sociedade ao longo dos últimos 55 anos são reconhecidos e louváveis, o que torna a concessão do Título de Utilidade Pública, um feito incontestável”, afirmou Schiavinato.
A Ceato é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Foi fundada em 04 de novembro de 1962, por iniciativa dos descendentes nipônicos de Toledo. Ela propicia aos seus associados e dependentes, atividades de caráter social, cultural e esportivo, promove palestras, reuniões, conferências e cursos
A entidade também se destaca pelos seus trabalhos de auxílio comunitário, desenvolvendo campanhas de coleta e doação de alimentos e roupas para moradores de rua, promovendo a feijoada que arrecada fundos para a Creche Ledi Maas e apoiando o asilo de idosos Wajun Kai de Maringá e o Kibo de São Paulo.
O envolvimento esportivo acontece com o trabalho voluntário que seus associados exercem anualmente na Meia Maratona de Toledo/Rotary e na participação dos campeonatos de Gateball da 4ª Região e da Liga Paranaense.
Culturalmente, participam do ‘Festival do bon odori’ –dança típica japonesa–, do ‘Taikô’ –música feita a partir de instrumentos tradicionais de percussão– e do ‘Encontro da Frutificação’ –encontro de mulheres de onze cidades do Oeste do Paraná e mais de Assunção no Paraguai que tem como objetivo preservar a cultura milenar do Japão.
A Associação já contava com o título de Utilidade Pública de Toledo, sancionada pelo então prefeito Egon Pudell na lei municipal nº 662/1972. E agora, passa também a ser reconhecida com o Título de Utilidade Pública do Estado do Paraná.
Atualmente a diretoria da Ceato está formada pelo presidente Clineu Eiji Kano, vice-presidente Laercio Mitihilo Ishida, primeiro secretário Marcelo Moboru Takano, segundo secretário Sidnei de Souza, primeiro tesoureiro Marcio Shiguehilo Takemori e segundo secretário Lucas Takemori Bisetto. Ela funciona na Rua São João, 2268.

Outros Títulos de Utilidade Pública

Além da Associação Esportiva e Cultural de Toledo, o deputado Schiavinato já teve outras propostas de concessão de títulos de utilidade pública do Paraná aprovadas e sancionadas pelo governador. A primeira entidade a ter a outorga foi o Instituto Oportunizar, Esporte, Cultura e Educação para DesportosA Associação dos Ostomizados do Núcleo Regional de Toledo possui o título desde março de 2016 enquanto a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Toledo, foi reconhecida oficialmente em 25 de maio de 2016.
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora