Continuidade da duplicação da BR-163 depende apenas de ajustes técnicos

Bancada Paranaense no Congresso Nacional se responsabilizará por estudos de realocação de verbas e recursos para a obra


A noite da última terça-feira, 14, foi decisiva para uma das obras mais importantes do Oeste do Paraná. Uma reunião em Brasília com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação CivilMaurício Quintella Lessa, definiu os rumos da continuidade da duplicação da BR-163 entre Toledo e Marechal Cândido Rondon.
A audiência realizada com a Bancada Paranaense no Congresso Nacional e com os deputados estaduais do Oeste José Carlos Schiavinato (PP), Elio Rusch (DEM) e Ademir Bier (PMDB) foi capitaneada pelos deputados federais Dilceu Sperafico (PP) e Toninho Wandscheer (Pros) e acompanhada pelos prefeitos Lucio de Marchi (PP) de Toledo, Marcio Rauber (DEM) de Marechal Cândido Rondon e João Laufer de Quatro Pontes (PMDB).
Com o aval do ministro, ficou estipulado que os deputados federais farão os ajustes técnicos de orçamento e de realocação de verbas e recursos a serem destinados para que a obra de duplicação não seja paralisada. Os seis deputados federais do Oeste começam as tratativas para garantir que seja contemplado no orçamento de 2018 mais R$ 45 milhões para a duplicação. Já dentro do orçamento de 2017, são necessários R$ 60 milhões. Através do Superintendência Regional do DNIT no Paraná, viabilizou-se R$ 19milhões e no encontro decidiu-se tentar angariar mais R$ 36 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Quintella explicou que a falta de recursos e a queda na arrecadação tornaram mais difíceis o andamento de todas as obras de infraestrutura no País, optando-se em direcionar os recursos para aquelas que estejam com mais de 80% concluídas, mas que a união dos deputados paranaense faz com que a duplicação da BR-163 seja vista como fundamental para a logística do agronegócio nacional.
O deputado Schiavinato, coordenador da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Oeste da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e que já vem tratando do tema com o superintendente regional do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago, resumiu a reunião. “A reunião foi altamente produtiva. A bancada dos deputados federais do Paraná e dos deputados estaduais foi coesa na reivindicação. Saímos otimistas quanto a continuidade das obras que depende agora apenas deste trabalho técnico de orçamento a ser realizado pelos deputados federais. Isso é uma conquista dos deputados federais, e o ministro, que também é deputado federal, entendeu a necessidade dessa obra. É isso que a gente quer, um Brasil que faz investimentos pensando no futuro e que valoriza uma região tão produtiva quanto a região Oeste.
OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR-163
O trecho da BR-163 entre os municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon, passando por Quatro Pontes, está compreendido entre os km 235,5 e km 274,4, totalizando 38,9 quilômetros de extensão. O projeto prevê nove retornos em desnível, sendo seis viadutos, três trincheiras, duas passarelas e 25,7 quilômetros de vias marginais. Iniciada em 2015 pela construtora Castilho, a obra completa está orçada em R$ 306,5 milhões, sendo que até agora foram liberados apenas 8% deste valor. Diariamente, passam mais de 10 mil veículos pelo trecho.
Uma segunda etapa do projeto compreende outros 74 quilômetros entre Cascavel e Marmelândia. Juntos, os dois trechos totalizam 112,9 quilômetros e um investimento previsto de R$ 885,5 milhões.
PRESENÇAS
Participaram da audiência no Ministério dos Transportes os deputados estaduais do Oeste; José Carlos Schiavinato (PP), Elio Rusch (DEM) e Ademir Bier (PMDB), os deputados federais do Oeste; Dilceu Sperafico (PP), Toninho Wandscheer (Pros), Nelson Padovani (PSDB), Evandro Roman (PSD), Alfredo Kaefer (PSL), deputados federais de outras regiões do Estado; Christiane Yared (PR), Zeca Dirceu (PT), Alex Canziani (PTB), Paulo Martins (PSDB) e Sergio Souza. Também estiveram presentes os prefeitos de Toledo, Lucio de Marchi, de Marechal Cândido Rondon, Mario Rauber e de Quatro Pontes, João Laufer, o vereador da Câmara de Toledo, Renato Reimann e empresários e presidentes das associações comerciais das cidades envolvidas.
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