Schiavinato apoia criadores de pássaros junto ao IAP‏ por conta de nova portaria

De acordo com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o tráfico de pássaros movimentou mais de R$ 7 bilhões nos últimos 10 anos, sendo comercializados quase 6 milhões de aves. Muitos desses animais estão em risco de extinção e acabam morrendo ainda durante o transporte.
Por outro lado, existem os criadores legais de pássaros em cativeiro, que fazem um relevante trabalho de reprodução e preservação de várias espécies.
Porém, uma nova portaria publicada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) no dia 8 de maio vem causando preocupação aos criadores autorizados.
Portaria 72 visa, dentre outras medidas, limitar a criação legal em 10 filhotes, o que inviabilizaria o setor.
Para o presidente da Associação Paranaense ‘Amigos do Curió’ de Cascavel, Alírio Erzinger, a portaria prevê mais restrições do que incentivos aos produtores amadores regularizados. “A consequência dessas medidas restritivas será o favorecimento do tráfico de animais, enquanto quem respeita as normas do IBAMA e do IAP será prejudicado”.
 Para o deputado estadual José Carlos Schiavinato, que vem intermediando o diálogo entre as associações de criadores e o IAP, a captura criminosa de pássaros da natureza é uma das principais causas da perda da biodiversidade do estado. “O que estamos buscando é a valorização de quem trabalha dentro da lei, que é a melhor maneira de diminuir a comercialização cruel de animais e preservar a fauna. ” 
Após a primeira reunião com as associações paranaenses de criadores de pássaros do Paraná e com o deputado Schiavinato, o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, se comprometeu em manter suspensa a portaria até que a discussão chegue em um consenso e não comprometa a criação legal das aves.

Clóvis Cézar Pedrini Jr.
Ass. Comunicação
Dep. Estadual José Carlos Schiavinato


author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora