Reitor da UTFPR e Prefeito Beto Lunitti debatem novas demandas da universidade

Nesta quinta-feira (14) o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Carlos Eduardo Cantarelli e a diretora do campus Toledo, Viviane da Silva Lobo, estiveram reunidos com o prefeito Beto Lunitti para discutir as demandas da instituição em Toledo. A Prefeitura firmou anteriormente com a UTFPR um acordo para estabelecer o plano de desenvolvimento da Universidade no município, que implica a ampliação de cursos e estruturas. Para tanto, o processo de doação de nova área à Universidade deve ser adiantado. 
Neste semestre o campus de Toledo já iniciou dois novos cursos: Engenharia da Computação e Engenharia em Biotecnologia e Bioprocessos. Apesar da estrutura em ampliação, com a vinda dos cursos será necessário a construção de mais espaços específicos e adequados para a necessidade de cada área do ensino. “Estamos no primeiro semestre, são dez semestres e nós temos que prever a ampliação do espaço físico, ampliação da biblioteca e laboratório. E esse projeto teve uma força enorme, pois não estava a princípio previsto e acabou acontecendo e nós viemos agora buscar uma forma de ampliar a nossa área em Toledo o mais rápido possível”.
Segundo o prefeito Beto Lunitti o objetivo é dar celeridade ao processo de doação da nova área, que fica ao lado do atual campus, para a Universidade. “Nós vamos, provavelmente, elaborar uma lei para votação da Câmara com o intuito de antecipar essa doação, tendo em vista a urgência da Universidade em garantir que esses cursos recém iniciados possam ter a qualidade necessária na formação, com estrutura adequada para o ensino. Além é claro, de já vislumbrar novos cursos para o município”.
O reitor também cumpriu outros compromissos, entre eles a posse dos professores e técnicos administrativos dos dois novos cursos. Cantarelli também participou de um encontro com professor da Universidade de Aveiro de Portugal com o objetivo de firmar uma parceria entre o campus Toledo e a Universidade de Portugal. “Queremos possibilitar duplo diploma, intercâmbio de professores e alunos, enfim. Para que o processo de internacionalização do campus possa de intensificar”.
Atualmente a UTFPR de Toledo conta com sete cursos superiores e um mestrado. Somente os dois novos cursos já contam com 88 alunos. A expectativa da instituição e do Governo Municipal e ampliar cada vez mais o campus.  
Presenças


Durante o encontro esteve presente o prefeito Beto Lunitti, o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Carlos Eduardo Cantarelli, a diretora do campus Toledo, Viviane da Silva Lobo, o secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Donin e o Jomah Hussein Ali Mohd Rabah.
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora