ONU pode instalar escritório no Paraná


O governador Beto Richa busca a instalação de um escritório de projetos da ONU no Paraná. A estrutura deve possibilitar um intercâmbio de experiências, práticas e políticas públicas para a criação de projetos de aplicação nos municípios e no Estado. "Acredito que podemos criar uma nova estrutura para dar suporte ao Governo do Estado e, sobretudo, aos nossos municípios com cooperação nas áreas de desenvolvimento social, transparência e eficiência da gestão pública", disse Richa durante encontro nesta quarta-feira, 20, em Brasília, com o embaixador da ONU no Brasil, Jorge Chediek.

Segundo a vice-governadora, Cida Borghetti, que participou do encontro, o espaço também deve reunir diversos programas da ONU. "É uma cooperação internacional para estabeleceremos políticas públicas eficientes voltadas ao desenvolvimento sustentável dos pequenos e médios municípios e à inclusão social de quem mais precisa". A procuradora de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, também participou da reunião;
 

INTEGRAÇÃO - Richa propôs ainda um convênio para integrar e cruzar os dados e informações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento com o Paraná. “Será fundamental para disponibilizar aos gestores públicos informações confiáveis sobre a situação de cada município do Estado em diversos temas que refletem nas questões de cidadania e direitos humanos”, disse Richa. 

Com esse trabalho, disse Richa, será possível subsidiar o planejamento de metas para o Estado, compatíveis com os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2020, além de auxiliar os gestores a alcançá-las, com metodologia que permita a identificação dos principais problemas e dos programas que possam auxiliar na sua solução.
 

Beto Richa sugeriu a criação de um grupo de trabalho específico para dar início à construção do projeto, preliminarmente denominado Paraná ODS 2020 – Objetivos e Metas para o Direito Humano ao Desenvolvimento Sustentável nos Municípios do Paraná.

O programa terá 12 grandes eixos: IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano), Educação, Demografia (longevidade e saúde), Renda, Trabalho (inclusive trabalho infantil), Habitação, Vulnerabilidade Social, População, Segurança, Acesso à Justiça Orçamento/Programas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável.

“O Brasil está assumindo uma posição de liderança no que tange à nacionalização da discussão sobre os ODS. Já está em marcha a análise dos possíveis indicadores de acompanhamento das 169 metas que provavelmente serão definidas globalmente em setembro deste ano. Esse projeto poderá constituir uma primeira experiência de acompanhamento da evolução desses indicadores em tempo real”, disse Jorge Chedied.

NA PRÁTICA – O governador explica que a ideia do projeto parte da experiência exitosa do Paraná no desenvolvimento, desde 2011, de ferramentas de inteligência de gestão, que permitiram resultados como, por exemplo, a redução de quase três mil detentos no sistema prisional do Estado.

“Isso ocorreu a partir da análise de dados organizados em BI (Business Intelligence) próprio, que permitiu ao gestor monitorar a lotação dos presídios, a porta de entrada e saída das prisões, conhecer o perfil dos encarcerados – seja nas delegacias ou no sistema penal – e interagir com o Sistema do Judiciário para obter informações sobre benefícios e término da pena”, explicou Richa.

Outro exemplo de BI é o do Procon-PR, já disponível na internet. A plataforma de informações reúne os dados dos diversos sistemas de atendimento disponíveis, permitindo a tomada de decisões e o estabelecimento de políticas públicas que concretizem e intensifiquem a defesa do consumidor em todo o Paraná.

“O esforço, agora conjunto com o PNUD, para a obtenção, cruzamento, organização de dados e disponibilização de informações para o gestor, será fundamental para uma efetiva mudança na realidade dos cidadãos paranaenses, sobretudo, os mais vulneráveis”, disse.


Pauta Paraná
news@conexaoparana.com
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora