A importância do agronegócio e a população urbana


Artigo de autoria do Deputado Federal Dilceu Sperafico
Por Costa Assessoria

Os suinocultores de Toledo e o próprio agronegócio do Estado e do País,  poderiam e deveriam seguir o exemplo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), na exposição de suas atividades aos consumidores urbanos, especialmente às crianças e jovens.
Em abril deste ano, a entidade, em colaboração com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (Abcs), Senac/PR e Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, está apresentando peça de teatro de fantoches nas escolas da cidade, com tema inusitado para atores e público espectador.
Tendo os objetivos de destacar as qualidades e benefícios da carne suína e estimular o seu consumo, a encenação expõe os diferentes cortes, sabores e preparos da proteína animal, que é a carne mais consumida no mundo.
No primeiro educandário onde foi apresentada, a peça contou com a assistência de mais de 600 crianças dos turnos matutino e vespertino.
No total, foram visitados 12 educandários, levando a mensagem a milhares de estudantes, numa linguagem acessível e atraente para as crianças e adolescentes.
Vale destacar também que a peça teatral foi apenas mais uma das estratégias da Acrismat para divulgar as qualidades da carne suína entre a população urbana, começando pelo público escolar.
Outra iniciativa inovadora é o Programa de Técnicas de Nutrição Escolar, com palestras sobre a saudabilidade da carne suína, acompanhadas da distribuição de receitas de pratos à base do produto.
Para desenvolver o trabalho, os palestrantes participaram de curso de 40 horas e duas semanas de duração, sobre nutrição escolar, onde conhecerem diferentes cortes, técnicas de preparo e receitas de carne, que lhes possibilitaram condições para informar a população e esclarecer eventuais dúvidas de consumidores.
Os suinocultores e demais produtores rurais de Toledo, através de suas entidades de classe, poderiam adotar iniciativa semelhante, levando às escolas, associações comunitárias e outras entidades, informações corretas sobre as qualidades da proteína animal, destacando as carnes de suínos e frangos, além de divulgar o potencial e a contribuição do agronegócio para o desenvolvimento do município, do Estado e do País.
Para isso, além de palestras e peças de teatro de fantoches, poderiam ser utilizados vídeos, produzidos com essa finalidade, com linguagem e imagens adequadas ao público infantil e juvenil.
Esse meio de comunicação, vale destacar, é conhecido ou familiar às crianças e jovens da atualidade e grande parte das salas de aula já dispõe de aparelho de televisão para a reprodução do material.
De parte dos dirigentes dos educandários e professores certamente não haveria resistência, pois os objetivos são levar informações aos estudantes sobre as potencialidades e contribuições do setor agropecuário para o desenvolvimento do município, incluindo a população urbana.
A grande maioria das crianças e adolescentes, com toda a certeza, desconhece a dimensão do rebanho suíno, do plantel de frangos, da aqüicultura, do gado leiteiro, da agricultura e da agroindústria do município.
Como também sequer imagina o volume e os destinos da produção de alimentos do município e os empregos gerados no campo e na cidade.
Nos Estados Unidos, o agronegócio há décadas desenvolve trabalho de marketing profissional nas áreas urbanas, divulgando seus benefícios para a população e obtendo seu apoio às reivindicações encaminhadas ao poder público.     

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