Paraná retoma capacidade de investimento, diz Richa




O governador Beto Richa afirmou nesta terça-feira (14) que o Estado stá retomando a capacidade de investimento com corte de gastos. “O Paraná está recompondo a capacidade de investimento no que é prioridade: educação, saúde, segurança e infraestrutura”, disse Beto Richa na abertura da 34ª Mercosuper – Feira Paranaense de Supermercados, em Pinhais.


Richa afirmou que o processo de industrialização, alavancado pelo programa de incentivos Paraná Competitivo, traz benefícios aos demais setores da economia paranaense, notadamente comércio e serviços. “Os mais de R$ 35 bilhões investidos na instalação e ampliação de empresas nos últimos quatro anos repercutem em toda a economia paranaense, com criação de empregos, formação e consolidação de novas cadeias produtivas e o fortalecimento do comércio”, disse.



O governador destacou que nos últimos anos o setor varejista paranaense teve ótimo desempenho, com crescimento acima do PIB nacional. O bom desempenho do varejo reflete os números de uma economia regional que cresce o dobro da média nacional. Nos últimos quatro anos o PIB do Paraná cresceu 4% ao ano, ante 2% do País.



SITUAÇÃO ECONÔMICA - Apesar dos bons números registrados nos últimos anos, o momento atual da economia brasileira não é de otimismo, segundo o governador. Richa afirma que o Brasil passa por uma situação difícil em consequência da inflação alta, dos juros altos e projeção de PIB negativo para 2015. “O País parou de crescer a e inflação voltou com força. Para o varejo, este momento representa um grande desafio”, disse.



Para se preparar para este período, o Paraná teve de fazer um ajuste fiscal, com equalização de alíquotas de ICMS às praticadas em outros Estados, para recompor a plena capacidade de investimento. No entanto, não houve reajuste nas alíquotas para os alimentos da cesta básica e os medicamentos.


“Este é um momento de apertar os cintos, reduzir cargos, banir as despesas supérfluas e deixar o Paraná pronto para um novo momento de crescimento sustentável, escorado na sólida situação estrutural do Estado”, disse Richa.

Pauta Paraná
news@conexaoparana.com
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora