Osmar Dias confirma fraudes no Pronaf que envolvem políticos do PT no Rio Grande do Sul



Sobrou para Osmar Dias (PDT). Ontem, o vice-presidente do Banco do Brasil confirmou que houve fraude no Pronaf no Rio Grande do Sul em audiência na Comissão de Agricultura do Senado. Oito funcionários do banco de Santa Cruz do Sul já foram afastados, e, até o final da sindicância, conclusão prevista até 31 de maio, o número de funcionários envolvidos deve chegar a 50. A Polícia Federal investiga os desvios que já alcançam 88 milhões e envolvem o deputado federal Elvino Gass (PT) e o vereador Wilson Rabuske (PT).

A força-tarefa criada pelo banco analisou as 4.226 operações de crédito realizadas via Associação Santacruzense de Pequenos Agricultores Camponeses - ligada a Contag, CUT e PT - envolvendo um total de 1.493 produtores. Destes, pelo menos, 218 foram lesados, alguns em mais de um contrato.

Osmar Dias disse que ainda não é possível precisar o valor total do prejuízo, mas não são os R$ 88 milhões divulgados inicialmente. Esse montante se refere a todos os contratos realizados via Aspac no período de dezembro de 2006 a dezembro de 2014.

"Só vamos chegar à conclusão quando a auditoria terminar, pois, por políticas internas do Banco do Brasil, não há divulgação de relatórios parciais. Não temos o valor do prejuízo, mas os produtores não vão ficar com o prejuízo", disse Osmar Dias.

Entre os indícios encontrados até o momento, estão fraude na Declaração de Aptidão ao Pronaf, desvio de finalidade dos recursos, dossiês de operações não localizados, liberação de recursos para terceiros sem autorização e liberação de recursos na conta da Aspac.

Osmar Dias reforçou ainda que o maior interessado em que o caso seja esclarecido é o Banco do Brasil. "Além de a imagem da instituição estar sendo prejudicada, afeta também a imagem de um programa de tamanha importância para a agricultura familiar, o Pronaf".


Pauta Paraná
news@conexaoparana.com

author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora