Sede da Unespar será instalada em Paranavaí


O governador Beto Richa recebeu na noite de terça-feira (04/06), no Palácio Iguaçu, um grupo de representantes da região Noroeste do Estado, formado por prefeitos, vereadores, professores e universitários. O encontro com o governador foi logo após a Assembleia Legislativa ter aprovado o projeto de implantação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que definiu que a sede da reitoria da instituição será instalada em Paranavaí. 

"Tenho a plena convicção que esta medida vai contribuir com o desenvolvimento econômico e social mais vigoroso para a região. Mudamos o futuro do Noroeste", afirmou o governador. Ele ressaltou que a definição por Paranavaí segue a premissa do Governo do Estado de interiorizar o desenvolvimento do Paraná. "Pagamos uma dívida com essa região, que foi esquecida em anos anteriores". 

“O governo consultou todos os municípios onde estão as faculdades reunidas na Unespar para que oferecessem contrapartida para receber a reitoria. O único que propôs parceria foi Paranavaí”, disse o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto. O município ofereceu infraestrutura e manutenção por dois anos. Isso representará cerca de R$ 7 milhões em economia para o governo estadual. 

Além da sede, o projeto aprovado no legislativo regulamenta outras questões que dizem respeito ao funcionamento da Unespar, como a situação dos funcionários das faculdades que serão absorvidas pela Unespar, e a incorporação, pela nova universidade, da Escola Militar do Guatupê, transformada em Escola de Segurança Pública. 

"Nossa cidade se sente honrada com esta vitória”, disse o prefeito do município, Rogério Lorenzetti. “A decisão do governador Beto Richa foi ousada e revela visão estratégica. É um governador municipalista que se preocupa com o interior. Essa medida representou uma quebra do paradigma, que estabelece que tudo deve ir para a capital e nada para o interior”, afirmou Lorenzetti. Para o prefeito de Alto Paraná, Cláudio Golemba, que é presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), a universidade trará benefício imensurável. 

UNESPAR – Criada em 2001, com sede em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, a Unespar não saiu do papel até 2011, quando o atual governo se empenhou na sua implantação. O projeto definindo Paranavaí como sede conclui a implantação da nova universidade, que nasce como a terceira maior universidade mantida pelo Governo do Paraná em número de estudantes. São 12.600 alunos, de 150 municípios. 

A Unespar reúne oito faculdades que, anteriormente, eram isoladas. São elas: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap); Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Escola Superior de Segurança Pública (Academia do Guatupê); Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).

ENSINO E DESENVOLVIMENTO - A decisão de implantar a reitoria da Unespar em Paranavaí segue o objetivo do governo estadual de descentralizar os investimentos e o desenvolvimento do Paraná, levando alternativas também para o interior do Estado.

Priscila Caroline Andrade da Silva, de 21 anos, cursa Educação Física na Unespar Paranavaí, e espera agora mais estrutura para a unidade. "A expectativa (com a reitoria) é que traga desenvolvimento para a cidade e mais oportunidades aos alunos", disse. "Vamos ter mais cursos, mais acesso ao ensino", completou Danilo Aparecido Alves (19), colega de sala de Priscila.

"Hoje só se centraliza as coisas na capital e o interior precisa voltar a ter força. Toda a região Noroeste será beneficiada", afirmou o prefeito de Santo Antonio do Caiuá, José Alves de Almeida.
Áudio:
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora