Richa decreta estado de emergência em municípios atingidos pelas chuvas


O governador Beto Richa assinará nesta sexta-feira (28), em Maringá, decreto de estado de emergência em municípios paranaenses atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. A medida visa facilitar o acesso a recursos federais para poder investir em ações sociais e de infraestrutura para dar apoio às cidades e famílias atendidas. A assinatura será às 9 horas, no hotel Bristol, onde o governador receberá a imprensa. 

Nesta quinta-feira (27), Richa sobrevoou a região Noroeste, no entorno de Paranavaí, onde diversas estradas foram interditadas por causa de inundações causadas pela cheia do Rio Ivaí. Richa afirmou que o Governo do Estado está mobilizado, principalmente a Defesa Civil, para atender as cidades afetadas pelas chuvas. 

“Estamos atendendo prontamente as pessoas que sofrem com as chuvas, que precisam do socorro do poder público”, disse Richa em Mirador, município que está isolado por causa da submersão da ponte sobre o rio Ivaí. 

“O governo está vigilante e pronto para atendimento à população. Estamos disponibilizando aos prefeitos toda a estrutura que for necessária para atender as pessoas”, afirmou Richa. O governador esteve, também, em Rondon, Japurá, Indianópolis e Guaporema, todas com problemas por causa do aumento do nível do rio Ivaí - que havia subido oito metros até esta quinta-feira – afetando a população ribeirinha e isolando muitas áreas dos municípios. 

“As chuvas afetam municípios em todas as regiões do Estado, mas alguns mais duramente atingidos no Noroeste”, disse o governador Beto Richa. Ele afirmou que recursos estão sendo encaminhados para as cidades. “A Defesa Civil vai acompanhar até a situação ser normalizada. Além disso, os chefes de núcleos de todas as secretarias estaduais estão prontos para atender aos municípios”, declarou o governador. 

Richa afirmou que a Sanepar trabalha para solucionar problema de adutores, que deixa a população sem água. Caminhões-pipa também devem ser enviados para atendimento emergencial. 

FORÇA-TAREFA – O último informativo da Coordenadoria de Defesa Civil, às 18 horas, havia 85 mil pessoas afetadas pelas chuvas, em 75 municípios, de todas as regiões do Estado. Especificamente nesta quinta-feira, a Coordenadoria de Defesa Civil contabiliza cerca de mil pessoas desalojadas. Desde o início da semana, porém, 12.600 pessoas tiveram de sair de suas residências por causa de alagamentos, enxurradas e, em alguns casos, deslizamentos. 

A Coordenadoria de Defesa Civil montou força-tarefa para apoiar, principalmente os 11 municípios que decretaram situação de emergência: Bituruna, Dois Vizinhos, Imbituva, Irati, Itapejara do Oeste, São João, Santa Tereza do Oeste, Sulina, Teixeira Soares, Laranjeiras do Sul e Ortigueira. 

"Estamos com todas as equipes atuando nas regiões prioritárias", afirmou o coordenador da Defesa Civil e chefe da Casa Militar do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas. 

Equipes da Defesa Civil e um helicóptero foram enviados ao interior para ajudar os municípios atendimento à população e resgatar famílias que estão ilhadas. Também estão sendo enviados colchões, cobertores, roupas, material de limpeza, utensílios para cozinha e lona para a cobertura emergencial de sete mil residências danificadas. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social faz levantamento da situação das famílias que precisam de abrigo, alimentos e outros suportes. 

A Defesa Civil também mantém um monitoramento permanentemente junto ao Simepar e o Instituto das Águas para verificar a situação do clima e a elevação dos rios e prevenir qualquer desastre com a população. 

O Instituto das Águas irá disponibilizar serviço de desassoreamento de rios para os municípios prioritários. "Estamos prontos para atender os municípios que precisarem", afirmou o presidente do Instituto, Márcio Nunes. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Logística apenas esperam as chuvas cederem para iniciarem um trabalho de avaliação dos estragos e recuperação de rodovias estaduais.
Áudio:
  Veja outras imagens aqui
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora