Prefeito Lunitti pede imediata intervenção do governador Richa na questão neurocirurgia

O prefeito Beto Lunitti recebeu quinta-feira (23/05) o promotor de Justiça José Roberto Moreira para tratar sobre encaminhamentos na área de saúde. Na oportunidade o prefeito externou preocupação diante do fato do único neurocirurgião que atende no Hospital Bom Jesus, em Toledo, estar suspendendo as atividades na escala de plantão da neurocirurgia. Este tipo de atendimento é de responsabilidade do Estado, para o qual o prefeito pede a imediata intervenção do governador Beto Richa e o do secretário de saúde do Estado Michelle Caputo Neto.

De acordo com nota emitida pelo profissional o serviço está suspenso por 40 dias, “considerando que os efeitos incessantes do trabalho sem descanso semanal e férias, somado a privação de sono já colocam em risco a saúde do profissional”. O neurocirurgião atende sozinho a demanda do atendimento em neurocirurgia em alta complexidade na rede pública em Toledo. A nota enviada à prefeitura e ao Ministério Público afirma que “ o serviço está suspenso temporariamente a partir do dia 25 de junho e caso as condições estabelecidas pelo profissional em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em abril do ano passado não forem atendidas a partir de 1º de agosto suspenderá a participação nas escalas por tempo indeterminado, até que condições mínimas de atendimento possam ser preenchidas.

Diante da situação o prefeito Beto Lunitti e o secretário da saúde Edson Simionato irão oficiar o governador Beto Richa e o secretário de Saúde do Estado para tomar as providências cabíveis.

Na oportunidade o promotor lembrou que em abril de 2012 foi firmado Termo de Ajustamento de Conduta com o hospital para garantir o atendimento em neurocirurgia em alta complexidade. O promotor afirmou que na época em que o hospital Bom Jesus firmou o TAC contava com um profissional capacitado, mas que era necessária a contratação de até dois profissionais. O Hospital contratou outro profissional, mas que não permaneceu no quadro voltando a gerar a sobrecarga sobre o médico responsável pelo atendimento.

author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

Postar um comentário

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora