Poliomielite: Campanha de vacinação em Toledo terá início na próxima semana

No próximo sábado (08), acontece em Toledo o Dia “D” de Vacinação Contra a Poliomielite.  Para realização da ação, cerca de 30 profissionais da saúde participaram de uma capacitação na Escola de Administração Pública Municipal de Toledo, nesta sexta-feira (31). O objetivo é garantir a vacinação correta das crianças no município.
Em 2012 foi introduzida pelo Ministério da Saúde, a vacina inativada poliomielite (VIP). Crianças que não tenham recebido as duas doses da VIP não poderão receber a em gotas, além disso, é necessário um intervalo de ao menos 30 dias entre a vacinação injetável, para realizar a oral. Para confirmação dos dados e a aplicação correta e segura da vacina, será necessário à apresentação da carteirinha de vacinação de cada criança. A VIP é mais segura e já vinha sendo recomendada pela Sociedade Brasileira que as duas primeiras doses fossem desse tipo de vacina.
Segundo a enfermeira do setor de epidemiologia, Rosana Cerbarro, para melhor avaliar o esquema sequencial de vacina anti pólio da criança, este ano a vacinação será realizada apenas nas unidades básicas de saúde (UBS). “Com essa mudança é necessário uma maior atenção, por isso a vacinação acontecerá apenas nos postos de saúde, com o acompanhamento de um profissional capacitado e a apresentação da carteirinha de cada criança”. A intenção da campanha é que país continue livre da doença. “Queremos garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, por isso é necessário à manutenção de altas coberturas de vacinação anti pólio na rotina e nas campanhas nacionais de vacinação”, explicou Rosana.
Este é o 34º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite no Brasil, ano em que também se comemora 24 anos sem doença no país. Em 2012 foram registrados 223 casos da doença (pelo pólio vírus) em 16 países. Diante deste cenário mundial é necessário manter as coberturas vacinais acima de 95% da população alvo.O município de Toledo apresenta uma população de 7.164 crianças de seis meses a quatro anos para serem vacinadas nesta campanha.
Em Toledo os pais poderão levar as crianças de seis meses a quatro anos até uma unidade de saúde para realizar a vacinação. Durante o dia ‘D’ os postos de vacinação atendem das 08h às 17h. Na semana que antecede de 03 a 07 de junho, a vacinação acontece no horário normal de atendimento das unidades.
Cronograma
A vacinação contra a Poliomielite se inicia na segunda-feira (03) e segue até a sexta-feira (07), cada dia em uma Unidade Volante, durante o horário normal de atendimento das unidades. Segunda-feira (03/06) Bom Princípio, terça-feira (04/06) Ouro Preto, quarta-feira (05/06) Linha São Paulo, quinta-feira (06/06) Cerro da Lola, sexta-feira (07/06) Linha Tapui.
No dia “D”, sábado (08), a vacinação acontecerá das 08h às 17h, nos Postos de Vacinação: Centro de Saúde, UBS Maracanã, UBS Santa Clara IV, UBS Jardim Europa, UBS Jardim Concórdia, UBS Jardim Porto Alegre, UBS Jardim Coopagro, UBS Jardim Pancera, UBS Jardim Panorama, UBS Jardim São Francisco e Mini – Hospital. No interior: UBS do Distrito São Luiz, Boa Vista, Vila Nova, Novo Sarandi, Sobradinho, Vila Ipiranga, Dois Irmãos, Dez De Maio, Concórdia Do Oeste.
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora