Governo do Paraná e associação de vereadores assinam termo de cooperação

O governador em exercício Flávio Arns assinou com o presidente da Associação das Câmaras de Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Acampar), José Valmor Martins, termo de cooperação para estabelecer diálogo permanente entre os poderes. A assinatura foi feita, nesta quarta-feira (22), durante a abertura da terceira edição do Fórum Permanente de Desenvolvimento Futuro 10 Paraná, em Curitiba. Cerca de 500 vereadores participam até sexta-feira (24) do encontro, organizado pelo governo estadual em conjunto com a Acampar

Flávio Arns reiterou o compromisso e a decisão da atual gestão de fazer um governo municipalista, voltado principalmente às pequenas cidades. “Assinamos esse protocolo para dizer: vamos trabalhar juntos. Estamos criando uma estrutura para articular ainda mais ações com as câmaras municipais. Queremos melhorar essa relação para conhecermos profundamente as realidades de cada município”, explicou Arns.

A coordenação das reuniões de integração ficará a cargo da Secretaria de Estado de Governo. “Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental para levar melhoria de vida à população”, declarou Valmor Martins, também vereador de Quedas do Iguaçu.

De acordo com a Acampar, atualmente são 3.866 vereadores no Paraná, nos 399 municípios. Deste total, 64% tomaram posse no início deste ano. Participaram da abertura do encontro mais de 800 pessoas, entre elas o vice-presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Durval Amaral; diretor de Gestão do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta; diretor-presidente da Compagas, Luciano Pizzato; os deputados estaduais Hélio Rusch e Raska Rodrigues; prefeitos e representantes de setores públicos e privados.

RECURSOS – Arns destacou a união de esforços para repactuação financeira. O governador em exercício e secretários de governo apresentaram aos vereadores valores de arrecadação que o Paraná perdeu por medidas tomadas pelo governo federal. “Devemos elogiar quando algo melhora, mas também devemos nos unir, quando piora, quando há uma diminuição enorme de recursos”, disse Arns.

O secretário estadual de Governo, Cesar Silvestri, informou que, neste ano, o Estado perderá quase R$ 1,5 bilhão em receitas. “Imaginem isso sendo repassado para os municípios, para desenvolver áreas como saúde, educação, segurança. Todos estão saindo perdendo, menos o governo federal”, apontou. “Só no fundo de participação perdemos R$ 430 milhões. Poderíamos dar um milhão de auxílio para cada município do Paraná”, acrescentou o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.

ENCONTRO – No encontro, os legisladores municipais debaterão as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos. Também vão participar de discussões de ideias para projetos e políticas públicas e conhecerão, por meio de palestras, os principais programas de governo voltados ao desenvolvimento das cidades. “Quanto mais encontros nós fizermos, mais ampliaremos nosso conhecimento e estaremos agregando melhores condições para desenvolver o Paraná”, ressaltou Cesar Silvestri. 

Valmor Martins salientou que a intenção da Acampar é interiorizar as ações do Governo do Estado e capacitar todas as Câmaras Municipais. “Temos aqui uma missão muito séria de capacitar os vereadores, principalmente os novos, sobre tudo que o governo tem a oferecer para apoiar os municípios”, acrescentou. 

Em seu primeiro mandato como vereador, Márcio Cione Rissardo, de Ângulo, disse que a capacitação será essencial. “Se não tivermos conhecimento do que temos à disposição não temos condições de desenvolver nada para o município”, disse. “O papel da Câmara não é apenas dar assistência, mas sim fiscalizar e legislar. Por isso a importância de encontros de capacitação”, avaliou o presidente da Câmara de Curitiba, vereador Paulo Salamuni. 

O 3.° Fórum Paraná do Futuro segue até sexta-feira (24), no Canal da Música, em Curitiba. O evento conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Além dos apoios da Caixa Econômica Federal (Caixa), da Companhia Paranaense de Gás (Compagás) e de parcerias institucionais com a Rede Massa de Comunicação, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Emprensas do Paraná (Sebrae/PR), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea/PR), Ministério Público do Paraná (MP), Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), Câmara de Vereadores de Curitiba (CMC) e Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Áudio:
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

Postar um comentário

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora