Educação ambiental será incluída em disciplinas das escolas paranaenses


A educação ambiental como tema transversal em disciplinas deve ser incluída a partir do ano que vem. Quando as escolas da rede pública e particular se reunirem, no começo de 2014, para oficializar seus programas anuais, o tema educação deverá estar inserido em todos os conteúdos. A notícia foi anunciada quarta-feira (08), em Londrina, por representantes das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Educação e do Ministério Público do Paraná. 
A segunda etapa do Seminário “Política de Educação Ambiental do Paraná” reuniu cerca de 200 pessoas para discutir a regulamentação da Lei 17.505/2013 que cria a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema Estadual de Educação Ambiental no Paraná.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, explica que de acordo com a lei, as escolas deverão incluir no seu projeto pedagógico o documento que contém as diretrizes e normas da proposta, sem necessariamente criar uma disciplina específica para a educação ambiental.
Cheida explicou que a educação ambiental é a chave para o desenvolvimento sustentável. “Desde cedo a criança precisa conhecer o meio ambiente e saber da importância da sua preservação”, completou. 
FASES – O coordenador das promotorias de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Saint Clair Honorato dos Santos, disse que a política de educação ambiental será permanente em todas as fases do ensino e terá eixos estruturantes. “Vários temas serão abordados pelas escolas, mas o eixo estruturante deverá abordar o tratamento dos resíduos, a contaminação por venenos e estudo e preservação das bacias hidrográficas da região onde cada escola esta inserida”, afirmou Saint Clair.
O Paraná conta com 2.700 escolas na rede pública de ensino e outras 2 mil escolas particulares registradas na base do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinep-PR), que abrange 211 municípios. 
Para a conselheira e representante do Conselho Estadual de Educação, professora Maria Arlete Rosa, o modelo de regulamentação da lei de educação ambiental do Paraná servirá de modelo para o país. “São oito anos de discussão e estudos para chegarmos às diretrizes que vão orientar a aplicação da lei. O Governo do Paraná inova e cria uma política pública de educação ambiental com a participação de todos os segmentos envolvidos”.
PRÁTICA - Débora Perez, técnica pedagógica do Núcleo Regional de Ensino de Londrina, que atende mais de 140 escolas, contou que a implantação está sendo estudada na região. “Estamos conversando com professores de todas as disciplinas e preparando as várias ações que cada um fará a partir do ano que vem”, garantiu.
Para o professor, José Dorival Peres, também representante do Conselho Estadual de Educação, o processo de discussão e implementação da lei é aprendizado para todos. “Juntos, estamos mudando a forma de ensinar e isso vai se refletir em um mundo melhor para as futuras gerações e para o meio ambiente”.
A educação ambiental no ensino formal fará parte dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, da educação básica, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo a educação superior, educação especial, educação profissional, a educação de jovens e adultos e a educação de comunidades tradicionais.
MEDIDAS - Outra medida importante prevista é a criação de um órgão gestor que coordenará a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema Estadual de Educação Ambiental. A regulamentação vai estabelecer a ação conjunta das áreas da educação ambiental das secretarias de Educação, do Meio Ambiente, da Saúde, da Agricultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Também será criada uma comissão interinstitucional de educação ambiental para acompanhar o processo em todas as regiões do Paraná.
De acordo com o coordenador de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Roberto Castella, o decreto que regulamenta a Lei, assim como a deliberação do Conselho Estadual de Educação, deverão ser assinados no início de junho. “Este mesmo seminário será realizado em Cascavel e em Paranaguá. A ideia é ouvir as proposições da sociedade regionalmente”, ressaltou Castella.
A Política Estadual de Educação Ambiental do Paraná foi criada em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), sancionada em 1999, e do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), articulada com o sistema de meio ambiente e educação em âmbito federal, estadual e municipal.
Fonte: Cheida
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora