Vigilância sanitária prepara operação para Copa 2014


Na reunião da Câmara Temática da Saúde, ocorrida nesta quarta-feira (14), no Palácio das Araucárias, o médico Matheus Chomatas, da Secretaria de Estado da Saúde e vice-presidente do órgão, informou que a vigilância sanitária, tanto da Prefeitura como do Governo do Estado, estará atuando de forma muito forte na preparação do Mundial em Curitiba. 

Segundo ele, o turista vai contar com o apoio da vigilância sanitária, visando ter tranquilidade ao se alimentar em lanchonetes, restaurantes ou bares. “Vamos atuar também junto aos ambulantes, buscando sempre uma ação de controle da limpeza, higiene e qualidade dos produtos”, disse Chomatas. 

Beatriz Ferreira Monteiro Oliveira, da Secretaria estadual da Saúde, fez uma apresentação dos trabalhos que a secretaria vem realizando, visando a criação de novos programas que possam gerar um legado para os paranaenses, além de atualizar com dados oficiais os programas que estão em andamento. “Nosso planejamento vem sendo cumprido com metas de médio e curto prazo. Estamos disponibilizando para a Copa helicópteros e uma aeronave UTI. Vamos atuar no monitoramento de vírus e aplicações de vacinas, numa integração operacional que envolve os serviços do Samu, Siate, Corpo de Bombeiros e as secretarias da saúde do Estado e Município”, disse Beatriz. 

Matheus Chomatas falou também sobre os boletins informativos epidemiológicos. “A Secretaria voltou a publicar o Boletim Informativo Epidemiológico Semanal, para enfatizar o quesito comunicação”. 

Na abertura da reunião, o secretário especial para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, enfatizou a importância da contribuição dos trabalhos realizados pela secretaria estadual da Saúde na preparação do Mundial. “A secretaria realiza um ótimo trabalho de qualificação dos profissionais da área, e isto é uma grande contribuição para os preparativos da Copa 2014”. 

São diversos cursos que a Secretaria da Saúde ministra para os trabalhadores do Samu e Siate, envolvendo técnicos de enfermagem, bombeiros socorristas e condutores de ambulância. Também com cursos de atuação em traumas, com médicos e enfermeiros, preparação para atendimento em desastres, investigação de surtos e cursos de idiomas. 

Participaram da reunião representantes de diversas entidades, como Ministério Público, SESA, Hospital Cajuru, Hospital do Trabalhador, Hospital Evangélico, Celepar, Casa Militar, Secretaria Municipal da Saúde, Siate, Observatório Metropolitano, Vigilância Sanitária e outras entidades.
Áudio:
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora