Toopedalando encerra na sexta plantão no centro para entrega de cartões

 
Encerra nesta sexta-feira, 16, o plantão na Praça Willy Barth para divulgação e entrega de cartões aos usuários cadastrados ao programa Toopedalando. Implantado no ano passado, o programa disponibiliza bicicletas em cinco estações estrategicamente posicionadas na cidade para transporte gratuito, incentivando a prática de esportes e o uso de um meio alternativo de locomoção. O serviço é oferecido gratuitamente à população, mas para isso é necessário se cadastrar, através do site da prefeitura (www.toledo.pr.gov.br), e retirar o cartão magnético que permite a liberação das bicicletas nas estações.

O cartão pode ser retirado na sede da Secretaria de Segurança e Trânsito e nesta sexta-feira, 16, ainda na estação da Praça Willy Barth, no centro. Para isso é necessário apresentar o termo de adesão, impresso e assinado, cópia do RG e CPF e um comprovante de endereço. O atendimento será das 11h30min às 15h30min. Além destes locais, os cartões também poderão ser retirados no hall na prefeitura de Toledo, com a recepcionista, ou na sede do ESTAR, no centro, das 9 às 17h.
Conforme a coordenadora do programa pela Secretaria de Segurança e Trânsito, Lucimar Santana Zanini, cerca de 1200 pessoas fizeram o cadastro pela internet, mas ainda não retiraram o cartão. O mutirão realizado durante a semana teve justamente o objetivo de facilitar a retirada dos cartões pelos usuários, permitindo assim a utilização do sistema. “Nossa intenção foi facilitar o acesso. Com o cartão, o usuário pode utilizar o serviço gratuitamente”, esclareceu ela. A maior procura está sendo na estação do centro, com diversas pessoas vindo dos bairros e entregando as bicicletas na estação central, enquanto deslocam-se para compras ou outras atividades, e da do Parque Ecológico, para a prática de atividades físicas. “As pessoas pegam a bicicleta, fazem o seu exercício em torno do lago e depois devolvem na estação”, explica.
A bicicleta pode ser utilizada por até 45 minutos, devendo ser devolvida em qualquer uma das estações. Elas estão localizadas nos dois extremos da Parigot de Souza (Jardim Porto Alegre e Jardim Coopagro), no Parque Ecológico Diva Paim Barth, em frente ao Terminal Rodoviário Urbano e na Praça Willy Barth. Do total de 65 bicicletas, 50 são colocadas nas estações e as demais atendem o sistema de reposição.
Conforme Lucimar, todas as estações contam com sistema de monitoramento com câmeras, o que auxilia na preservação do patrimônio. Durante o período de funcionamento do programa foi registrado um furto. O quadro da bicicleta foi recuperado e remontado. Durante o período também foram feitos ajustes no sistema de trava dos equipamentos, dando mais segurança aos usuários.
 
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora