Tecpar entrega certificado de qualidade para a Sanepar


 
A Sanepar recebeu nesta segunda-feira (19) o certificado ISO 14001:2004 para os processos operacionais de Foz do Iguaçu e procedimentos administrativos da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social (DMA). A certificação – emitida pelo Tecpar Cert, organismo para cerificação de sistemas de qualidade do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – confirma que as atividades executadas em e os processos administrativos da DMA são realizados dentro dos critérios da norma de gestão ambiental. 

O documento foi entregue pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, e a gerente do Tecpar Cert, Tânia Maria Mello de Carvalho, ao presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, e ao diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Péricles Weber. 

Em Foz, os processos certificados foram: captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta, tratamento e disposição final de esgoto; manutenção e operação de redes de água e esgoto; atendimento ao cliente e comercialização de serviços e ligação de água e esgoto; manutenção eletromecânica; projetos e obras e processos administrativos. 

Na DMA, foi confirmada a qualidade dos seguintes processos: gestão ambiental, gestão da qualidade, gestão de recursos hídricos, gestão de educação socioambiental, gestão do patrimônio histórico, gestão de resíduos sólidos, gestão do planejamento ambiental, pesquisa e desenvolvimento; viveiros de mudas florestais. 

As recomendações de melhorias operacionais, que reduzem impacto e risco de acidente ambiental, serão aplicadas em todos os sistemas de água e de esgoto da Sanepar até 2014 – e também passam a ser incorporadas ao planejamento estratégico da empresa. 

Durante a entrega da certificação, Ghignone convidou o Tecpar a ampliar a parceria com a Sanepar para a ISO 9001, de Londrina e Campo Largo, cuja recertificação será buscada em agosto. O presidente do Tecpar destacou que as duas instituições estão trocando experiências, conforme orientação do governador Beto Richa. “A Sanepar busca técnicas na relação com o meio ambiente, é um grande exemplo”, disse Felix, destacando que o Tecpar tem respaldo internacional como certificador. 

HISTÓRICO – As atividades em busca da certificação da unidade de Foz do Iguaçu tiveram início em agosto de 1998 – e foi confirmada em novembro de 1999, pelo ABS Quality Evaluations, Inc. A Sanepar possui as certificações NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004 como diferencial para uma gestão mais eficaz. As técnicas e melhorias aplicadas nas unidades certificadas passam a ser modelo para as demais. 

Como ganhos obtidos durante e após o processo de certificação, destacam-se o mapeamento da legislação aplicável a todas as atividades da Sanepar, desenvolvimento de controles operacionais buscando a redução da possibilidade de autuação pelo órgão ambiental, redução no consumo de produtos químicos e de energia elétrica no tratamento de água e de esgoto e a padronização de procedimentos operacionais nos diversos processos e incremento motivacional e de conscientização ambiental para os colaboradores, entre outros.
Áudio:

  •  
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora