Sistema Estadual de Cultura foi tema de debate no MON


 
A Secretaria de Estado da Cultura promoveu quarta-feira (14) um seminário sobre o Sistema Estadual de Cultura, no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer. O evento reuniu representantes das regionais de cultura do Paraná e a comunidade artística do Estado. 

Durante o encontro, foi apresentado o panorama atual do Paraná em relação ao Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura. “São muitas as vantagens de fazermos parte do Sistema Nacional. Isso inclui desde o acesso a recursos até a circulação de bens culturais”, explica o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. 

Cada estado tem autonomia para criar o sistema, mas deve obedecer princípios fundamentais estabelecidos pelo MinC, e o primeiro deles é a participação popular. Por isso a importância dos encontros promovidos pela Secretaria com a comunidade cultural e a sociedade. 

Para compor o Sistema Estadual de Cultura do Paraná é necessária a criação de três etapas: Fundo Estadual de Cultura (já criado, em fase de regularização), Conselho Estadual de Cultura (também criado e em fase de regularização) e o Plano Estadual de Cultura (a ser definido pelo Conselho). Neste momento, a secretaria prepara a realização das eleições para os membros do Conselho (Consec). As datas serão divulgadas em breve. 

O seminário integrou a programação do 4º encontro com as Regionais de Cultura e contou também com a presença de diversos gestores municipais de cultura do Estado.
Áudio:
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora