Richa assina decreto que nomeia Gilberto Giacoia procurador-geral de Justiça


 
O governador Beto Richa confirmou a indicação do procurador Gilberto Giacoia e assinou decreto que o nomeia para o cargo de procurador-geral de Justiça do Paraná. Segundo o governador, está sendo respeitada a vontade da maioria, uma vez que Giacoia foi o mais votado por seus pares na eleição interna do Ministério Público (MP) do Estado. 

A lista tríplice com o resultado do pleito foi entregue a Richa nesta quinta-feira (15/03) pelo atual procurador-geral, Olympio de Sá Sotto Maior. “Esta é uma prática que tenho adotado, de respeitar as decisões da maioria, como já aconteceu com a nomeação de reitores”, explicou o governador, que fez questão de salientar a importância do Ministério Público para o regime democrático. Ele recebeu de integrantes da Associação Paranaense do Ministério Público e da associação federal, um ofício pedindo a nomeação do mais votado. 

“Esta é uma conquista histórica e muito importante”, afirmou a secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, que já exerceu o mesmo cargo, entre os anos de 2000 e 2002. Em 2004, foi a mais votada novamente, mas o governador de então não respeitou a lista e não a nomeou. 

A secretária da Justiça salientou que a demonstração de respeito do governador ao reconhecer a independência do MP é mais importante por tratar-se de um órgão que defende a população. 

O presidente da associação paranaense, Wanderlei Carvalho da Silva, disse que só não se surpreendeu com a atitude de Beto Richa porque conhece “o espírito democrático do governador”. 

PARCERIA - O procurador Gilberto Giacoia, que recebeu 150 votos a mais que o segundo colocado, procurador Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer (347 votos a 247), já ocupou o cargo de procurador geral da Justiça, de 1998 a 2000, e presidiu o Conselho Nacional de Procuradores Gerais, entre os anos de 1999 e 2000. 

O atual procurador geral saudou a rapidez da decisão do governador. Olympio de Sá salientou a existência de várias possibilidades de trabalho conjunto com o Governo do Paraná. Ele citou como exemplo a parceria no programa Família Paranaense, lançado nesta semana para reduzir o grau de vulnerabilidade social de 100 mil famílias.
Áudio:

  •  
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora