Projeto Cooperativismo na Escola será lançado em Toledo

Cooperativismo na Escola. Este é o nome do projeto que será lançado na próxima terça-feira, 20, no município de Toledo. A solenidade está marcada para as 19h30min, na Secretaria Municipal de Educação, e contará ainda com uma palestra de sensibilização.

A ideia de trazer o cooperativismo para as escolas municipais de Toledo partiu de uma visita de membros da Secretaria de Educação a cidade de Sunchales, na Argentina. Na localidade, existem 17 escolas e em cada uma delas o projeto de Cooperativismo Escolar está implantado. “Nós fomos até a Argentina conhecer o projeto, que vem obtendo resultados muito positivos. É um processo articulado e muito frutífero”, afirmou a secretária municipal de Educação, Janice Aparecida de S. Salvador.
Após a visita, iniciaram os grupos de discussão no município, buscando mecanismos para desenvolver atividades cooperativistas nas escolas. “Desde novembro do ano passado nós estamos discutindo esta temática. Pedimos o apoio do Sicoob Oeste e da Câmara Municipal de Vereadores, que nos atenderam prontamente. Agora, para a realização do projeto, firmamos ainda uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná (Sescoop-PR)”, acrescentou.

Projeto
O projeto piloto será implantado, após o lançamento, em quatro escolas municipais – sendo duas da zona urbana e duas da zona rural. As escolas beneficiadas serão: André Zenêre, localizada no Jardim América, Anita Garibaldi, do Jardim Europa, Oswaldo Cruz, em Vila Nova, e Miguel Dewes, no distrito de Dez de Maio.
Na próxima semana, os professores das quatro escolas selecionadas e membros da Secretaria de Educação passarão por 24 horas de formação. Receberão material didático e, de imediato, implantarão o projeto nas escolas.
Este grupo, posteriormente, vai disseminar a filosofia e a prática do cooperativismo em cada uma das escolas municipais de Toledo. “Vamos monitorar a experiência e discutir, no final do ano, a possibilidade de implantação nas outras escolas. Queremos todos envolvidos no espírito cooperativista, com atitudes mais éticas e humanas”, finalizou a secretária.

( Por Michele Bottin)
 
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora