Prefeito reassume cargo depois de viagem à França

O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, reassumiu na segunda-feira, 19, o cargo na prefeitura de Toledo, depois de uma semana licenciado, período em que participou do 6º Fórum Mundial da Água, na França. A transmissão do cargo foi feito durante o programa Agenda Aberta, realizado todas as segundas-feiras, com atendimento direto à população. Schiavinato representou na França a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e teve a oportunidade de participar de mesas de discussões falando como representante dos municípios da bacia do Paraná 3 sobre resultados do programa Cultivando Água Boa. Schiavinato considerou a viagem bastante produtiva e disse que algumas ideias poderão ser utilizadas pelo município, visando o melhor aproveitamento da água, tema debatido exaustivamente durante o encontro.
“Vendo a realidade de outros países percebemos que o Brasil tem uma condição privilegiada em relação aos demais com relação o acesso à água para consumo humano, o que dá aos usuários uma qualidade de vida superior”. Ele observou também os avanços do município, comparando com outras cidades brasileiras, como São Paulo. Enquanto Toledo tem cerca de 80 por cento de saneamento básico na área urbana, em São Paulo, cidades com mais de 400 mil habitantes não possuem sistema de tratamento de esgoto. Schiavinato teve a oportunidade de falar durante o evento sobre ações desenvolvidas no município que resultaram em benefícios ambientais e preservação de mananciais de água, como o plantio de mata ciliar, a conservação de solos, recuperação e pavimentação de estradas rurais, entre outros investimentos feitos pelo município e também em parceria com a Itaipu Binacional, através do programa Cultivando Água Boa. A partir do relato de Schiavinato, o prefeito de Sorocaba, que participou também do evento, manifestou interesse em vir a Toledo para conhecer o programa de pavimentação rural em parceria e também o projeto Toopedalando, um sistema de transporte limpo que prevê o uso da bicicleta como meio de transporte e para ter mais qualidade de vida.
Ele também destacou a oportunidade de debater o tema ao lado de líderes mundiais e elogiou a capacidade e conhecimento da senadora Cátia Abreu, a quem sugeriu a elaboração de um programa nacional de captação de águas fluviais nas propriedades de aves e suínos, visando melhor aproveitamento da água para consumo animal. Conforme o prefeito, o município possui muito avanços em relação a outros municípios e precisa consolidar cada vez mais estas ações. Para isso, ressaltou, é importante dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido e implementar outras ações como as previstas através de financiamento com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), incluindo a recuperação da sanga Panambi e do arroio marreco, entre outras iniciativas.
O prefeito, que participou de uma caminhada de seis horas em Lyon, para conhecer aspectos urbanos e pontos turísticos, destacou que algumas ações poderão ainda ser implementadas neste ano, com base no que viu na França. Ele vai expor ainda nesta semana o que viu à equipe técnica da Secretaria de Planejamento e definir algumas ações que deverão ser executadas ainda neste ano, visando reforçar a urbanização e valorizar o desenvolvimento humano.
Na transmissão do cargo, o vice-prefeito Lúcio de Marchi, destacou o perfeito entrosamento do prefeito e do vice, permitindo que os períodos de interinidade transcorram tranquilamente, e agradeceu aos servidores e demais integrantes da equipe de trabalho, que o auxiliaram neste período. Os vereadores Eudes Dallagnol, João Martins, Renato Reimann e Rogério Massing, secretário e assessores municipais, também prestigiaram, no início da manhã, a transmissão do cargo.






   

author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora