Parceria vai reativar projeto para castração de animais

A prefeitura de Toledo, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus de Toledo, e a Associação dos Focinhos Carentes de Toledo (Afocato) vai reativar o projeto de castração de cães abandonadas. A proposta foi discutida nesta segunda-feira, 12, em uma reunião no campus da PUC em Toledo, quando foram alinhavadas as responsabilidades de cada uma das entidades envolvidas.
Pela parceria, a prefeitura vai assumir as despesas com os materiais e medicamentos necessários para a cirurgia, a Afocato fará a seleção dos animais e se encarregará de levar, buscar e dos cuidados pós-operatórios e do encaminhamento dos bichos para adoção, enquanto a PUC colocará a estrutura do Hospital Veterinário e profissionais á disposição para a castração. Sete professores, além de alunos do curso de Veterinária, estarão envolvidos no projeto.
“O projeto vinha sendo discutido desde 2010, sem chegar a um consenso. Agora, com a definição das responsabilidades entre os parceiros, a ideia está mais próxima de se concretizar”, comenta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luciane Gromowski Alcará. Serão castrados em média cerca de seis animais por semana. A seleção deverá ser feita de forma criteriosa pela Afocato para que sejam atendidos animais de rua ou de pessoas que realmente não tem condições de pagar por um procedimento como este. Ela afirma que muitos dos animais que estão soltos pelas ruas de Toledo têm dono e o que precisa também ser trabalhado é a responsabilidade dos proprietários.
“Ao adquirir um animal a pessoa tem que ter consciência de que o animal cresce, precisa de espaço e de cuidados. Que precisa de vacinas e de um local para ficar quando os proprietários viajam. Precisamos trabalhar também a posse responsável”, comenta ela.
Alinhavada a parceria, a PUCPR deverá encaminhar agora à prefeitura uma lista de materiais necessários, enquanto o município elabora um termo de convênio, que deverá também ser analisado detalhadamente pelas três entidades envolvidas. Uma nova reunião será marcada nos próximos dias para a avaliação da minuta de contrato, com as atribuições e responsabilidades dos parceiros, visando a implantação do projeto.
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora