Paraná é o estado com melhor desempenho na geração de empregos na indústria


 
O Paraná foi o estado com melhor desempenho na geração de empregos no setor industrial em janeiro, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O contingente ocupado na indústria do Estado cresceu 4,6%, em relação a janeiro de 2011, enquanto a média dos 10 estados pesquisados apresentou queda de 0,5%. A folha de pagamento real (já descontada a inflação) cresceu 15,5%, bem acima da média nacional, de 4,4%.


No acumulado dos últimos 12 meses, o emprego industrial no Paraná teve crescimento de 5,8% e no Brasil, 0,8%. Em salários pagos, a indústria paranaense registrou variação de 10,8% em janeiro, ficando atrás apenas de Pernambuco, que apresentou crescimento de 12% (o resultado do País foi 4,1%). 



Segundo Gilmar Mendes Lourenço, diretor presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), os setores que mais contribuíram para o desempenho positivo da indústria paranaense no que diz respeito à geração de empregos foram os de máquinas e aparelhos elétricos e de comunicações, alimentos e bebidas, meios de transporte e metalurgia. 



“Os dados confirmam o dinamismo exibido pelo mercado de trabalho do setor manufatureiro do Estado desde o começo de 2011”, afirma Lourenço. De acordo com ele, os nível de atividade da indústria também foi impulsionados pelo agronegócio, segmento metalmecânico, parque petroquímico e insumos da construção civil. “O Paraná hoje possui um ambiente de negócios virtuoso, construído de maneira compartilhada entre o governo do Estado e a iniciativa privada”, destaca.
Áudio:
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora