Paraná capacita servidores para atrair investimentos estrangeiros


 
Com a meta de atrair novos investimentos japoneses e de outros países ao Paraná, técnicos da Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul participam nesta semana (21 a 23) de um seminário de capacitação em Belo Horizonte, Minas Gerais. Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em parceria com o governo mineiro, o evento tem como principal pauta a experiência japonesa de atração de investimentos. 

O secretário Ricardo Barros afirma que a crise internacional, aliada aos desastres naturais que atingiram o Japão no ano passado (terremoto e tsunami), está levando diversos grupos empresariais japoneses a desativar suas plantas industriais e buscar novos locais para se instalar. “E o Paraná quer se colocar cada vez mais como destino desses empreendimentos. Historicamente já temos boas parcerias com empresas japonesas e queremos aumentar a participação delas na economia industrial paranaense”. 

A parceria mais recente foi a instalação da Sumitomo Rubber em Fazenda Rio Grande. A empresa está construindo uma indústria para produção de pneus com investimentos de mais de R$ 500 milhões. 

Nos três dias do evento os técnicos da secretaria vão acompanhar uma apresentação da Agência de Cooperação do Japão (Jica) e da Agência de Comércio Exterior do Japão (Jetro), onde serão apresentadas as experiências do país asiático na atração de empresas, e também o depoimento de empresas japonesas que se instalaram no Brasil. 

Também serão debatidos o cenário recente da economia brasileira e o Plano Brasil Maior do governo federal que visa aumentar a competitividade da indústria nacional, a partir do incentivo à inovação tecnológica e à agregação de valor. 

RENAI - O seminário de capacitação faz parte da Rede Nacional de Informações sobre Investimento (Renai) gerenciada pelo Ministério. Pelo Renai o Governo Federal capta informações e dados dos Estados e dissemina informações sobre o Brasil para fornecer ao potencial investidor o suporte necessário no processo de tomada de decisão sobre investimentos no país. 

A base dos dados vem das parcerias estabelecidas entre o Ministério, as secretarias estaduais de Indústria e Comércio, as federações da Indústria e outros órgãos de promoção de desenvolvimento econômico. O Paraná faz parte da rede. 

O trabalho concentra-se em quatro linhas: informação (divulgação de dados sobre setores potenciais para recepção de investimentos, programas e incentivos para atração de investimentos e oportunidades); capacitação (seminários, oficinas de trabalho e treinamentos que abordam temas relevantes na área de investimento); promoção (seminários no exterior de apresentação de oportunidades no Brasil para apresentar potencialidades brasileiras em setores econômicos e regiões específicas) e facilitação (trabalhar junto aos órgãos e entidades públicas e privadas as demandas dos investidores).
Áudio:
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora