Modelo de financiamento do Paranacidade será adotado em Goiás


O Paranacidade vai firmar um termo de cooperação técnica com a Goiás Fomento, que pretende implantar em Goiás mecanismos semelhantes aos utilizados no Paraná para o financiamento de projetos municipais. A parceria foi acertada nesta quarta-feira (14), quando o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Cezar Silvestri, e o superintendente executivo do Paranacidade, Wellington Dalmaz, receberam o diretor de Desenvolvimento de Projetos da Agência de Fomento de Goiás, Jean Carlo dos Santos. 

A Goiás Fomento opera há 10 anos exclusivamente com projetos da iniciativa privada. Agora, pretende financiar também projetos de prefeituras. “O Paranacidade é referência e, de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, tem o melhor programa de financiamento a municípios do País”, afirmou Santos. “O governador de Goiás, Marconi Perillo conversou com o governador Beto Richa para conhecermos a forma como a instituição paranaense trabalha com financiamento aos municípios.” 

Vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, o Paranacidade foi criado há 15 anos e conta com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano – operacionalizado por meio da Agência de Fomento do Paraná – e recursos de programas mantidos por instituições internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para financiar ações e obras de infraestrutura urbana aos municípios. 

“O fundo é rotativo e, atualmente, conta com cerca de R$ 500 milhões para destinar a ações e projetos municipais. Preparamos o processo de financiamento de projetos municipais e encaminhamos à Secretaria do Tesouro Nacional”, disse Silvestri. O secretário lembrou que recentemente esteve em Brasília, acompanhado de parlamentares da bancada federal, para agilizar a liberação dos processos dos municípios paranaenses.

De acordo com Wellington Dalmaz, a instituição reúne todas as condições para levar conhecimento técnico e operacional ao estado de Goiás. “Vamos fornecer nosso know how de 15 anos de atuação”, disse.
Áudio:
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora