Inaugurada ciclovia na Pedro Álvares Cabral

 
Os usuários da rua Pedro Álvares Cabral, que interliga a região do Jardim Porto Alegre com o Europa/América, terão mais segurança ao trafegar de bicicleta. Na quinta-feira, 15, foi inaugurada a ciclovia João Mendes Monteiro, com 2.300 metros, margeando a Mata dos Donin.
A área, que é considerada uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), foi cercada e protegida. As suas margens foram construídas a calçada e a ciclovia, dando mais segurança aos usuários em uma via pública de intenso tráfego de veículos, ciclistas e pedestres. A obra exigiu um investimento total de cerca de R$ 100 mil e envolveu também a participação do grupo de Escoteiros Vicentino Incomar, que manifestou o interesse em trabalhar na preservação da área nativa e ressaltou a necessidade de que o espaço fosse isolado. Consciente da importância do projeto, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Delmar Hoffmann, o Conselho do Meio Ambiente se somou à iniciativa e destinou recursos do fundo para a execução da obra, que deverá render novos dividendos ao município. Além dos benefícios ambientais, com a preservação da mata e o repovoamento com novas plantas nativas, que deverá ser feito em parceria com os escoteiros, o município vai solicitar a revisão da RPPN para a devolução de ICMS Ecológico ao município. “Hoje o município já recebe royalties por ser uma RPPN. Com os investimentos feitos, o retorno poderá ser ampliado”, avalia o secretário.
Na entrega da obra, o prefeito em exercício, Lúcio de Marchi, destacou a importância da ciclovia para dar mais segurança aos usuários, e do isolamento da área para a proteção da mata nativa. A via, segundo ele, é uma importante rua de ligação entre os bairros, utilizada pelos moradores para se deslocar de casa para o trabalho e vice versa. No futuro, acredita ele, ela será ampliada ainda mais, estendendo-se da avenida José João Muraro até a BR 467, pela Avenida Maripá. Lúcio agradeceu a família Monteiro, pela cedência do nome de João Mendes Monteiro à ciclovia e pediu ainda especial atenção da Secretaria de Segurança e Trânsito para que trabalhe na conscientização dos ciclistas para a utilização da ciclovia, que visa justamente dar mais segurança aos usuários.
Também participaram da entrega da obra a chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Maria da Glória Possebon, o chefe do escritório regional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Gilmar Paludo, o diretor do Instituto das Águas, Fábio Galassini, o gerente da Sanepar, Fábio Leal de Oliveira, secretários, escoteiros, entre outras lideranças e moradores das imediações.

 
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora