Governador e presidente da Infraero discutem investimentos no Paraná


O presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale, reafirmou ao governador Beto Richa em reunião nesta segunda-feira (12), no Palácio Iguaçu, o compromisso de realizar investimentos em aeroportos do Paraná. Vale também garantiu que vai pleitear ao governo federal a liberação de recursos para a construção da nova pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. 

“Estamos em permanente diálogo com o governo federal para garantir os investimentos, que são muito importantes para melhorar a infraestrutura do Estado e dar mais conforto aos usuários”, disse Richa. 

Com a nova pista no Afonso Pena – que requer investimento em R$ 200 milhões em construção e desapropriações de terrenos –, o aeroporto poderá receber maior número de aeronaves comerciais e de carga de grande porte. De acordo com Vale, outras medidas integram o pacote de investimentos, como a ampliação dos terminais de cargas e de passageiros. Ele também informou que até junho deste ano estará pronta a reforma da pista principal do aeroporto. 

“São investimentos necessários para um aeroporto importante para o País na movimentação de passageiros e com papel de suporte em grandes eventos, como a Copa do Mundo”, disse Vale. 

O secretário de Estado da Infraestrutra e Logística, José Richa Filho, lembrou que a movimentação de passageiros no Afonso Pena exige novos investimentos. “No ano passado houve um crescimento de 20% no número de passageiros. Estamos permanentemente procurando viabilizar novos investimentos”, disse. 

No Paraná, a Infraero tem a concessão de quatro aeroportos: Afonso Pena, em São José dos Pinhais; Bacacheri, em Curitiba; José Richa, em Londrina; e das Cataratas, em Foz do Iguaçu. 

Acompanharam a reunião o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly; o superintendente regional Sul da Infraero, Carlos Alberto Silva Souza; e o superintendente do Aeroporto Afonso Pena, Antonio Pallu. 

AVANÇOS – Entre os investimentos recentes no Aeroporto Afonso Pena estão a ampliação do estacionamento de veículos – que passa a ter 2,2 mil vagas para automóveis – e a implantação da primeira lanchonete da rede Infraero, a Lanchonete Popular, que a partir de maio comercializará uma lista de produtos com preços populares. A assinatura do contrato aconteceu nesta segunda-feira (12). 

FOZ DO IGUAÇU – O aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas, na região Oeste do Estado, também receberá investimentos da Infraero. Nesta terça-feira (13) será assinada ordem de serviço no valor de R$ 66,4 milhões, que permitirá o início do processo de reforma e ampliação do terminal de passageiros e a instalação do ALS (Approach Lights System) – sistema de luzes que permite a aproximação de aeronaves em situações adversas. 

De acordo com Vale, o pacote de obras também inclui ampliação da via de acesso ao aeroporto e da cobertura, nova central térmica e central de energia, construção de prédio das empresas contratadas da Infraero, novo depósito e instalação de nova sinalização viária. 
Áudio:



author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora