Foz do Iguaçu tem o maior consumo de água em oito anos


 
O consumo de água tratada em Foz do Iguaçu bateu o recorde histórico em fevereiro: chegou a 1,4 bilhão de litros, o que representa média de cerca de 19 mil litros por residência. O recorde anterior foi registrado em 2007, quando a média por residência ficou em 17 mil litros. Em março, o consumo também permanece acima da média histórica do mês. Por isso, a Sanepar recomenda o uso racional da água. 

“A falta de chuva e as altas temperaturas são as prováveis causas deste aumento de consumo. Mesmo assim, a Sanepar tem conseguido distribuir água para a população de Foz do Iguaçu normalmente” diz o gerente regional da empresa, Rodrigo Becker. Segundo dados do Simepar, a temperatura média do mês também bateu recorde: 34,1 graus, contra 34 graus registrados em 2009. 

Embora a cidade não enfrente problemas no abastecimento, os técnicos da Sanepar lembram que o consumo racional da água tratada é uma questão de responsabilidade ambiental. “O consumo indiscriminado também é responsável pelo aumento no valor da fatura de água”, diz Becker. A Sanepar mantém uma tabela progressiva de cobrança de tarifa em que quanto maior o consumo, maior o valor cobrado pelo metro cúbico de água. 

Veja algumas dicas para reduzir o consumo de água: 

Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar 

A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças. 

A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura. 

Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo. 

Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água. 

Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta. 

Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. 

Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga. 

Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna. - Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.
Áudio:
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora