Estiagem afeta abastecimento de Santa Tereza do Oeste


A estiagem prolongada já reduziu em cerca de 20% a vazão dos dois poços que abastecem a área urbana de Santa Tereza do Oeste. A informação foi confirmada pelo gerente-geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, nesta segunda-feira (12). 

Com a falta de chuva, o volume de água extraído normalmente dos poços, que é de 1,5 milhão de litros por dia, caiu para 1,2 milhão. Para suprir este déficit, a Sanepar vai instalar uma captação emergencial no Rio Gonçalves Dias para ampliar em cerca de 700 mil litros a produção de água tratada da cidade. A nova unidade produtora deve entrar em operação dentro de 120 dias. A obra vai atender também a demanda em casos de falta de energia ou de necessidade de manutenção nos poços. 

“Até que a situação seja normalizada é fundamental que a população utilize a água com racionalidade, restringindo o seu uso para a alimentação e para a higiene pessoal”, alerta Renato Mayer Bueno. 

Dicas para o usar água sem desperdícios: 

- Aproveite a água do tanque ou da máquina onde foi lavada e enxaguada a roupa para lavar calçadas, pisos, calçados, tapetes e regar o jardim. 

- Lave o carro usando a água em um balde. Isso reduz o consumo de água em até 300 litros. 

- Diminua o tempo no banho: cinco minutos embaixo do chuveiro consomem 70 litros de água. 

- Feche sempre a torneira ao escovar os dentes, ensaboar as mãos, fazer a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. 

- Ao lavar a louça, o ideal é fechar a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue em água limpa. Não deixe a torneira aberta durante o tempo de lavagem da louça. 

- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário ou nas demais instalações da rede interna. Providencie o conserto imediatamente. 

- Regule a válvula de descarga do vaso sanitário para reduzir o consumo de água. 

- Ao observar possíveis vazamentos de água na rua, avise diretamente a Sanepar pelo telefone 115, pelo site www.sanepar.com.br ou no twitter (@sanepar_pr).
Áudio:
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora