Escola Egon Werner Bercht inicia atividades do programa Além das Letras

 
Os professores da escola municipal Egon Werner Bercht, da Vila Industrial, iniciaram esta semana as atividades do programa Além das Letras. Outras nove escolas da rede municipal de ensino estão desenvolvendo atividades do programa, que tem por objetivo incentivar a linguagem e compreensão da leitura. Cada escola tem dois representantes que participam da capacitação, que será realizada ao longo deste ano. Estes repassarão, posteriormente, aos professores de cada instituição, que aplicará a metodologia de ensino em sala de aula. O curso de formação continuada é uma realização da Secretaria de Educação de Toledo em parceria com o instituto Avisa Lá, do Banco Santander.

Na escola Egon Werner, um dos métodos aplicados por meio das atividades propostas pelo Além das Letras é o Momento de Leitura.
Para a coordenadora da escola, Maria Auxiliadora Perón, este é um momento que constava no planejamento da escola, mas que só agora, com a capacitação, foi colocado em prática. “Neste momento podemos desenvolver e aplicar as metodologias propostas na formação continuada que recebemos da Secretaria de Educação, visando a melhoria do ensino da rede municipal. Percebemos a importância, tanto da formação para o professor, quanto para o aprendizado do aluno”.
O curso, acrescenta Maria Auxiliadora, trouxe de forma mais planejada, um olhar mais comprometido com a leitura. “Estas ferramentas garantirão um processo de ensino de melhor qualidade”. É o que também afirma a secretária de Educação de Toledo, Janice Salvador, garantindo a importância da formação continuada. “O principal objetivo é instrumentalizar o professor para tornar o processo de ensino de melhor qualidade, para que as crianças sejam inseridas em uma boa condição de aprendizagem. Assim, aprenderão efetivamente e se alfabetizarão dentro do tempo esperado”.
As dez escolas participantes do programa foram selecionadas por estarem abaixo da média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, que é de 5,9. “Estas escolas foram selecionadas porque precisavam de um incremento maior para elevarmos os resultados do IDEB de Toledo”, explica Janice.
De acordo com a professora de Incentivo à Leitura da escola Egon Werner, Michelle Bedin, os resultados poderão ser sentidos em pouco tempo. “Já notamos o ‘comportamento leitor’ - como definimos na escola - dos alunos. Este comportamento demonstra a forma que o aluno lê, compreende e decodifica as palavras, letras e frases. É um processo de alfabetização muito importante, não só para a leitura, mas para formação básica do aluno”.
As atividades do Além das Letras serão realizadas ao longo do ano, nas dez escolas selecionadas pela Secretaria de Educação de Toledo. No final do ano letivo, de acordo com Janice, os coordenadores encaminharão à Secretaria o relatório das ações e resultados obtidos através do programa.

 
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora