Embaixadores europeus participarão de encontro sobre inovação em Curitiba


O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (12), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, convite do cônsul honorário da Dinamarca e da Noruega no Paraná, Victor Barbosa, para participar do evento “Ciência, Tecnologia & Inovação – Mecanismos de Cooperação”. O encontro, que será realizado em maio em Curitiba, é uma iniciativa conjunta do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Representação da União Europeia no Brasil. 

“O Estado do Paraná fica honrado em sediar um evento dessa importância, com a participação de uma delegação seleta de embaixadores europeus”, afirmou Richa. 

O evento reunirá embaixadores de 20 dos 27 países que compõem a União Européia. Será uma oportunidade para discutir a forma e os propósitos da cooperação entre eles e também os mecanismos a serem postos em prática no novo modelo de envolvimento entre o Brasil e a União Europeia. 

Angel Landabaso, consultor-chefe do setor de Pesquisa e Inovação da Representação da União Europeia no Brasil, disse que essa aproximação pode trazer bons frutos. “O Tecpar representa o desenvolvimento do País em inovação, o novo posicionamento exercido pelo Brasil na área, e pode se tornar um parceiro bem interessante”, disse. 

O workshop será realizado no Tecpar, na modalidade “talk show” – perguntas e respostas entre os membros da mesa e os participantes da plateia. Entre os conferencistas já confirmados estão Paulo Egler, coordenador do Programa Quadro, de cooperação da União Europeia com o Brasil (Instrumentos de Cooperação com a União Europeia); Ademar Seabra, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Itamaraty (Contexto Internacional relacionado à Inovação) e Júlio C. Felix, presidente do Tecpar (O Tecpar como representação da oferta e demanda em Ciência, Tecnologia e Inovação). 

Estarão representados no encontro a Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Suécia, além do representante da União Europeia. 

TECPAR INTERNACIONAL – O Tecpar tem longa experiência de cooperação bilateral com outros países, especialmente da Europa. Mas ainda não teve nenhuma experiência conjunta com os países da União Européia. O encontro abre uma porta para uma aproximação com os 27 países integrantes e para uma mudança na forma de cooperar. 

“Identificamos várias oportunidades de cooperação. Uma das áreas de interesse é a geração, distribuição e uso inteligente de energias renováveis. É assunto de alto interesse do governo do Estado, no qual o Tecpar está diretamente envolvido”, disse Felix. 

Ele citou também a área de biotecnolgia e a possibilidade de o Tecpar participar do Enterprise Europe Network, uma rede de empresas européias para oferta e busca de produtos e serviços.
Áudio:



author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora