BRDE e BIIS fecham acordo para financiar projetos de infraestrutura


 
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou na quinta-feira (15), um acordo com o Banco de Infraestrutura, Inovação e Desenvolvimento (BIIS - Banca Infrastrutture Innovazzione e Svillupo), para financiar projetos que atendam interesses públicos e privados nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 

O BIIS integra o grupo bancário Intesa Sanpaolo - Corporate & Investment Banking Division. Por meio deste pacto, as duas instituições formalizam a intenção de atuar em conjunto para explorar oportunidades de cooperação e colaboração em assuntos de interesse comum, tornando as respectivas atividades mais eficazes e benéficas. 

Através do termo de colaboração com o BRDE, o BIIS busca viabilizar projetos sustentáveis e que propiciem o bem comum. O banco italiano está empenhado em diversificar os investimentos em solo brasileiro, apostando na solidez da economia nacional e na grande capacidade do mercado local. Ao lado do BRDE, os planos da instituição financeira europeia podem render bons frutos para a população dos estados onde o banco público de fomento da Região Sul está presente. O foco principal do banco italiano é financiar iniciativas público-privadas em investimentos em infraestrutura. 

Para Nivaldo Assis Pagliari, diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito do BRDE, a parceria fortalece o comprometimento do banco com o avanço econômico e social. Pagliari afirma que o BRDE tem estrutura capaz de garantir que os projetos sejam concretizados. O diretor financeiro do banco, Jorge Gomes Rosa Filho, disse que com este acordo, o BRDE “está viabilizando uma alternativa financeira para o governo do Paraná para tirar do papel uma série de programas propostos de parcerias público-privadas (PPPs)”. 

O diretor da área internacional do BIIS, Marcelo Mentini, ressaltou que a parceria irá deslanchar a partir da análise e financiamento do primeiro projeto. Ele lembrou de um acordo firmado na Turquia, onde empreendimentos de pequeno e médio porte abriram a possibilidade de atualmente se apoiar a construção de estradas e hospitais. Para Mentini, o acordo com uma importante agência de desenvolvimento regional como o BRDE fortalece a capacidade de criação e avaliação de projetos infraestruturais, inclusive em favor de empresas italianas interessadas em ampliar os seus negócios em áreas geográficas com alto padrão de desenvolvimento. 

Mentini estava acompanhado pelo cônsul-geral da Itália, Salvatore di Venezia; Bárbara Schiaroli, representante do BIIS no Brasil; pelo responsável pelo setor jurídico no País, Rodrigo Pironti; e pela vereadora curitibana Renata Bueno, que trabalhou na aproximação entre as duas instituições para o início das negociações. 

Também estavam presentes o superintendente do BRDE no Paraná, Carlos Areton Azzolin Olson; o gerente de Planejamento, Thiago Tosatto; e o gerente de Operações, Paulo Cesar Starke Junior. 
Áudio:

  •  
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora