Ações para Faixa de Fronteira são apresentadas na Assembleia


Em audiência pública na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (13), a Secretaria de Estado do Turismo apresentou as ações do Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Paraná (NFPR). Além de mostrar as iniciativas em andamento, a audiência teve também o objetido de chamar a atenção da sociedade civil para a necessidade de integrar-se às atividades do núcleo.


De acordo com o secretário de Estado do Turismo e coordenador do NFPR, Faisal Saleh, a faixa de fronteira é vítima de um estigma, associado a problemas como contrabando. “Queremos reverter essa situação promovendo um modelo de integração e desenvolvimento sadio para os habitantes da faixa de fronteira”, disse.

O deputado estadual Elton Welter, um dos articuladores da audiência, disse que o núcleo tem um papel estratégico no diálogo entre os governos federal, estadual e municípios da faixa de fronteira. “Existe um grande interesse de todos os parlamentares, especialmente os que representam estas regiões, em cooperar para o debate visando potencializar o desenvolvimento das regiões e assim superar definitivamente a visão negativa com que sempre é apresentada nossa fronteira”, afirmou.

Segundo o assessor da diretoria-geral brasileira da Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida, que também fez parte da mesa, é necessário criar um ambiente positivo para o território de fronteira. “Juntos podemos adotar ações efetivas, em harmonia com a Argentina e Paraguai. Itaipu está otimista com o plano de trabalho conjunto que está sendo desenvolvido. Também estamos otimistas com a excelente relação com o secretário Faisal Saleh, que coordena o núcleo”, disse ele.

O secretário-executivo do Núcleo de Fronteira, Josemar Ganho, apresentou o histórico e as etapas de desenvolvimento pelas quais o Núcleo de Fronteira já passou. Ele enfatizou a importância de fortalecer os interesses em comum para que todas as regiões se beneficiem.

Estavam presentes ao evento Carlos Alberto Marques, do Bloco Parlamentar PP, PV, PTB, PSL; os prefeitos de Nova Laranjeiras, Eugenio Bittencourt, de Vera Cruz do Oeste, Eldon Anschau, de Corbélia e também presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, Elieser José Fontana, e representantes Faciap, Corecon/PR, OAB, Fetraconspar, Sindicato dos Arquitetos/PR, Faep.
Áudio:

  •  
author

União Agora

Seu Portal de Notícias, Brasil.

Receba atualizações do site por e-mail em sua caixa de entrada!

www.CodeNirvana.in

Copyright © UNIÃO AGORA | Notícias | União Agora Portal União Agora